Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10830
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2696.pdf804.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2696_sumex.pdf121.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Medicina baseada em evidências : uma interpretação crítica e implicações para as políticas públicas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2696 : Medicina baseada em evidências : uma interpretação crítica e implicações para as políticas públicas
Authors: Pinheiro, Maurício Mota Saboya
Nogueira, Roberto Passos
Abstract: Este texto objetiva explorar a literatura sobre o movimento da medicina baseada em evidência (MBE), com respeito ao seu desenvolvimento teórico e empírico. Procura-se levantar seus principais problemas epistemológicos e éticos, bem como extrair desses problemas algumas lições para a abordagem das políticas públicas baseadas em evidências (PPBEs). Para responder quais os principais desafios da MBE no que se refere ao bem-estar dos pacientes individuais, precisamos de uma análise abrangente, que enfatize, porém, a filosofia da ciência da MBE – seus pressupostos epistemológicos, as estruturas de suas explicações científicas, o papel dos valores no conhecimento científico, bem como as consequências éticas das decisões clínicas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.