Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11615
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2820_Web.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2820_Sumex.pdf177.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Impactos do programa de aquisição de alimentos sobre a produção dos agricultores familiares
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2820 : Impactos do programa de aquisição de alimentos sobre a produção dos agricultores familiares
Authors: Sambuichi, Regina Helena Rosa
Paula, Silvio da Rosa
Perin, Gabriela
Almeida, Ana Flávia Cordeiro Souza de
Gualdani, Carla
Marques, Felipe Jabali
Abstract: O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um programa do governo federal que foi criado para incentivar a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar e nutricional (Insan) de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do PAA sobre o valor bruto e a diversidade da produção dos agricultores familiares participantes da principal modalidade do programa: a compra com doação simultânea (CDS). Para tanto, utilizou-se a estratégia empírica de diferença-em-diferenças (DID) combinada à técnica de balanceamento por entropia, utilizando microdados de registros administrativos de compras do PAA e microdados das unidades de produção agrária provenientes do cadastro da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o período de 2009 a 2017. Os resultados obtidos indicam que o PAA-CDS contribuiu para o aumento médio da renda em 13,2%, beneficiando em maior magnitude os agricultores mais pobres, sendo observado um crescimento de 56,8% para os agricultores no 10o quantil de renda. Em relação à diversidade da produção, encontrou-se impacto positivo e significativo do programa sobre o índice de diversidade e o número de produtos, havendo também redução da especialização e da dependência da renda de um único produto. Estes resultados indicam que o desenho do programa é adequado para as suas principais finalidades, mostrando efetividade no seu objetivo de apoiar a agricultura familiar e combater a Insan no país.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.