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Title: Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuro
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Carvalho, Mirela de
Franco, Samuel
Garcia, Beatriz Silva
Henriques, Ricardo
Machado, Laura Muller
Abstract: O desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao final da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio. Esta avaliação demonstra que é possível desenhar e implementar programas capazes de transformar a gestão de escolas públicas e contribuir para o enfrentamento das graves deficiências educacionais do país.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11312
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
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Sociedade. Participação Social. Controle Social: Artigos



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