Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11685
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v51_n01_Artigo3_as_pensoes_por_morte.pdf273.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: As Pensões por morte mudam os aspectos distributivos da previdência social ? Uma análise empírica com os microdados dos registros administrativos do RGPS
Authors: Afonso, Luís Eduardo
Abstract: Este trabalho aborda os aspectos distributivos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), incorporando as pensões por morte. São empregados os microdados de 50 mil indivíduos nascidos entre 1930 e 1979. As aposentadorias por tempo de contribuição tiveram duração média de 13,53 anos, comparativamente aos 7,25 anos das aposentadorias por idade. As pensões originadas destes benefícios tiveram duração de 3,56 anos e 3,89 anos, respectivamente. Para cada caso, a soma das aposentadorias e pensões recebidas pela família foi de R$ 70.274 e R$ 205.632. Esses valores aumentaram mais com as pensões para os benefícios originados de aposentadorias por idade do que por tempo de contribuição. Em conjunto com o fato de a maior parte dos pensionistas ser mulher, reforçam-se evidências de progressividade do RGPS.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11310
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.