Publicação: Transporte urbano e insuficiência de acesso a escolas no Brasil
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 2854 : Transporte urbano e insuficiência de acesso a escolas no Brasil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Facilitar o acesso da população mais pobre a educação e essencial para reduzir desigualdades e promover inclusão social. Estudos recentes tem explorado a dimensão espacial da desigualdade no acesso a educação. No entanto, poucos desses estudos analisam se a população teria acesso suficiente a estabelecimentos de educação nas cidades brasileiras, e como essas condições de acessibilidade variam espacialmente e afetam especificamente a população de menor renda. Este estudo apresenta a primeira analise em larga escala de acessibilidade as oportunidades de educação no ensino publico das vinte maiores cidades do Brasil em alta resolução espacial. Este trabalho foca nas condições de acesso de crianças e jovens de baixa renda as escolas de nível infantil e médio, onde se encontram os maiores desafios de universalização da educação no pais. Considerando-se a acessibilidade a pé e por transporte publico, o estudo investiga a exclusão social relacionada a educação na escala intraurbana, bem como entre cidades e regiões, ao analisar diferentes linhas de insuficiência (LIs) de acessibilidade. Os resultados indicam que ainda são necessários significativos avanços em direção a universalização do acesso a educação no Brasil, principalmente quando são consideradas as vagas publicas de ensino infantil e médio. Parte substancial das crianças de famílias mais pobres possui acessibilidade insuficiente a escolas de educação infantil e ensino médio, principalmente em áreas de baixa densidade populacional nas periferias urbanas. A baixa densidade dessas áreas cria um desafio para a implantação de escolas em numero e cobertura espacial suficientes para melhorar o acesso escolar. Os resultados do estudo contribuem para o melhor entendimento da dimensão geográfica da insuficiência de acessibilidade a educação da população mais pobre, que pode ocasionar sua exclusão das mais diversas oportunidades essenciais ao longo da vida e aprofundar níveis de pobreza e desigualdades sociais.
Resumo traduzido
Providing access to education for low-income populations is essential to reduce inequalities and promote social inclusion. Although the spatial dimension of inequalities in access to education has received attention in recent studies, there is a lack of studies that examine whether children have sufficient access to schools across Brazilian cities and how spatial patterns of accessibility poverty affect the lowest income population. This study presents the first large-scale analysis of accessibility to public schools across the 20 largest cities in Brazil in high spatial resolution. This study focuses on children and teenagers from low-income families and their access to early childhood day-care facilities and secondary schools, which present the lowest levels of school coverage in the country. Considering accessibility by foot and public transport, the study investigates education-related social exclusion in the intra-urban scale as well as across cities and regions considering multiple thresholds of accessibility poverty. Results indicate that significant actions are still needed to achieve universal access to education in Brazil, particularly in what concerns early childhood and secondary education. We find a substantial portion of poor children with insufficient access to day-care and upper secondary schooling, particularly in low-density areas in the outskirts of cities. The low population density of these areas poses a challenge for the provision of education facilities in enough numbers and spatial coverage to improve school accessibility. The findings of this study contribute to a better understanding of the geographical dimension of poor access to education, which can have long-term effects on social exclusion from opportunities deepening poverty and social inequalities.