Publicação: Avaliação de licitações e proposição de alternativas para o transporte intermunicipal de passageiros por ônibus
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Texto para Discussão (TD) 2863 : Avaliação de licitações e proposição de alternativas para o transporte intermunicipal de passageiros por ônibus
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Resumo
Este estudo conduz uma avaliação da licitação do transporte intermunicipal de passageiros por ônibus de estados selecionados do Brasil, com o propósito de realizar um diagnóstico preliminar e apontar alternativas à luz das boas práticas de gestão do transporte público. Para isso, são revisados os certames de licitação de estados selecionados, dados de oferta e demanda modelados, bem como a atratividade, em termos de concorrência, de sistemas vigentes, evidenciando-se que é possível modernizar e flexibilizar o sistema e atrair mais competidores, mesmo dentro do regime de concessão. O estudo destaca a necessidade de que sejam revistos os critérios que estabelecem o período de exploração do serviço e os métodos de revisão e reajuste da tarifa nos regimes de operação do transporte público. A regulamentação das agências rodoviárias também é recomendada para o aprimoramento da regulação do serviço público, bem como a informatização e a unificação das bases de dados do poder concedente e das concessionárias. Ademais, medidas operacionais de baixo custo, como o rastreamento por Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System – GPS), bilhetagem eletrônica, sistema de informação ao usuário e matrizes de risco, conjuntamente com indicadores de avaliação de desempenho, forneceriam os dados primários necessários para planejar e monitorar o sistema. Finalmente, uma solução simples como a implantação de um sistema de informação ao usuário permitiria maior visibilidade da oferta de ônibus, podendo ampliar a confiabilidade do tempo de viagem e, assim, também, a demanda.
Resumo traduzido
This study conducts an evaluation of the tender for intercity passenger transport by bus in selected states of Brazil with the purpose of carrying out a preliminary diagnosis and pointing out alternatives in the light of good public transport management practices. For this, bidding processes in selected states are reviewed, as well as supply and demand data are modeled, as well as the attractiveness, in terms of competition, of current systems, showing that it is possible to modernize and make the system more flexible and attract more competitors, even within the concession regime. The study highlights the need to review the criteria that establish the period of operation of the service and the methods for reviewing and readjusting the fare in public transport operating regimes. The regulation of road agencies is also recommended for the improvement of the regulation of the public service, as well as the computerization and unification of the databases of the granting power and concessionaires. Furthermore, low-cost operational measures such as Global Positioning System (GPS) tracking, electronic billing, user information system and risk matrices, together with performance evaluation indicators, would provide the primary data needed to plan and monitor the system. Finally, the implementation of a user information system would allow greater visibility of the bus offer, which could increase the reliability of the system's travel time and, therefore, also the demand.
