Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13054
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v52_n3_artigo6_desigualdade_de_oportunidades.pdf | 502.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Desigualdade de oportunidades educacionais : influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil |
Other Titles: | Inequality of educational opportunities : influence of children’s circumstances on school performance in Brazil |
Authors: | Araújo, Sabrina Martins de Malbouisson, Cláudia Souza, Wallace Patrick Santos de Farias |
Abstract: | Este artigo analisa como as circunstâncias da infância explicam o resultado educacional para alunos do 5o ano do ensino fundamental no Brasil. Utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e, como estratégia empírica, o generalized additive model (GAM) de Hastie e Tibshirani (1986; 1987; 1990) e o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Verificou-se que, quanto melhor o conjunto de oportunidades, maior o desempenho escolar. A decomposição do IOP revela a importância de novas variáveis de circunstâncias relativas aos hábitos culturais, à relação entre pais e filhos, e à escola, para a desigualdade de oportunidade educacional. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13095 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | PPE É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). |
metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.