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Adoção de tecnologias da indústria 4.0 por empresas brasileiras

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Resumo

O termo "Indústria 4.0" originou-se como uma iniciativa do governo alemão em 2011, visando promover a manufatura digital através da digitalização e interconexão de produtos, cadeias de valor e modelos de negócios. Caracterizada por máquinas, produtos e sistemas inteligentes, a Indústria 4.0 possibilita a produção autônoma e dinâmica. No contexto da digitalização, representa a atual tendência das tecnologias de automação na indústria, incluindo sistemas ciberfísicos, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem. Apesar das perspectivas promissoras, a implementação das tecnologias da Indústria 4.0 ainda está em aberto, com fronteiras difusas. No Brasil, preocupações foram levantadas sobre o atraso do país na quarta revolução industrial, mas foram empreendidos esforços, como a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital e o Plano Nacional de Internet das Coisas, para promover a evolução tecnológica. A Câmara Brasileira da Indústria 4.0 foi criada para impulsionar a adoção de tecnologias 4.0 na indústria brasileira. No nível empresarial, a adoção das tecnologias 4.0 enfrenta desafios, como baixo conhecimento, falta de mão de obra qualificada e a necessidade de altos investimentos. O capítulo utiliza modelagens paramétricas e não paramétricas com dados da pesquisa TIC Empresas 2021 para explorar os determinantes da adoção de tecnologias 4.0 por empresas brasileiras. O capítulo está estruturado com uma revisão de literatura sobre a Indústria 4.0, seguida pela metodologia, resultados, discussões e considerações finais.

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KUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Maurício Benedeti. Adoção de tecnologias da indústria 4.0 por empresas brasileiras. In: KUBOTA, Luis Claudio (Org.). Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2024. p. 69-113., il. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350660cap3

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Digitalização e tecnologias da informação e comunicação : oportunidades e desafios para o Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-01) Kubota, Luis Claudio
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são parte cada vez mais importante do cotidiano das pessoas, seja em suas vidas pessoais, seja no ambiente corporativo. Estão presentes nos mais diversos serviços governamentais e privados, incluindo educação, saúde, transportes, comércio, entre outros. Recentemente, o mundo inteiro foi tomado de surpresa pelo lançamento do ChatGPT, um serviço de inteligência artificial (IA) generativa capaz de produzir textos similares aos criados por seres humanos. A IA pode ser um tema que gera interesse na imprensa e na sociedade, entretanto, esta tecnologia só tem potencial de impactar a produtividade quando aliada a várias outras TICs, tais como: internet das coisas (internet of things – IoT), conectividade, plataformas digitais, análise de grandes quantidades de dados (big data) e segurança cibernética.Este livro procura abordar essas tecnologias, a partir do esforço de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e de convidados externos.

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