Publicação: Adoção de tecnologias da indústria 4.0 por empresas brasileiras
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Resumo
O termo "Indústria 4.0" originou-se como uma iniciativa do governo alemão em 2011, visando promover a manufatura digital através da digitalização e interconexão de produtos, cadeias de valor e modelos de negócios. Caracterizada por máquinas, produtos e sistemas inteligentes, a Indústria 4.0 possibilita a produção autônoma e dinâmica. No contexto da digitalização, representa a atual tendência das tecnologias de automação na indústria, incluindo sistemas ciberfísicos, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem.
Apesar das perspectivas promissoras, a implementação das tecnologias da Indústria 4.0 ainda está em aberto, com fronteiras difusas. No Brasil, preocupações foram levantadas sobre o atraso do país na quarta revolução industrial, mas foram empreendidos esforços, como a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital e o Plano Nacional de Internet das Coisas, para promover a evolução tecnológica. A Câmara Brasileira da Indústria 4.0 foi criada para impulsionar a adoção de tecnologias 4.0 na indústria brasileira. No nível empresarial, a adoção das tecnologias 4.0 enfrenta desafios, como baixo conhecimento, falta de mão de obra qualificada e a necessidade de altos investimentos. O capítulo utiliza modelagens paramétricas e não paramétricas com dados da pesquisa TIC Empresas 2021 para explorar os determinantes da adoção de tecnologias 4.0 por empresas brasileiras. O capítulo está estruturado com uma revisão de literatura sobre a Indústria 4.0, seguida pela metodologia, resultados, discussões e considerações finais.
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KUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Maurício Benedeti. Adoção de tecnologias da indústria 4.0 por empresas brasileiras. In: KUBOTA, Luis Claudio (Org.). Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2024. p. 69-113., il. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350660cap3
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