Publicação: Inovação, via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1023: Inovação, via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras, Innovation through internationalization is good for Brazilian exports
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho busca evidências sobre qual é a influência da internacionalização com foco na inovação tecnológica sobre o comércio exterior de firmas na indústria brasileira e procura estabelecer parâmetros para a atuação do governo no incentivo à internacionalização das firmas industriais no Brasil. Foram utilizadas informações por firmas para criar categorias de empresas na indústria brasileira com base em dois critérios: i) origem do capital controlador; e ii) internacionalização com foco na inovação tecnológica. Os resultados indicam que as empresas internacionalizadas com foco na inovação são maiores, possivelmente aproveitam de maneira mais eficiente os rendimentos crescentes de escala e inserem-se no comércio internacional mais intensamente, pois exportam e importam mais que as outras categorias de firmas.
Observou-se também que elas remuneram melhor a mão-de-obra, porque muito provavelmente são mais produtivas, empregam funcionários com maior escolaridade e possivelmente fazem algum tipo de treinamento para o seu pessoal ocupado. Entre as firmas que realizaram processos de internacionalização com foco na inovação tecnológica, cabe destacar com especial relevância as de capital nacional. Com tal inovação, encontram-se firmas que podem ser tomadas como exemplos de internacionalização a ser seguidos por outras de capital nacional, principalmente aquelas que já fazem esforço inovador dentro de um grupo empresarial no mercado brasileiro. As evidências do presente trabalho indicam que a internacionalização com foco na inovação tecnológica das firmas industriais brasileiras é um componente especialmente relevante de inserção internacional do Brasil, bem como que há espaço para políticas públicas que incentivem a internacionalização com esse intuito.
