Publicação: O vermelho e o negro: raça e gênero na Universidade brasileira: uma análise da seletividade das carreiras a partir dos censos demográficos de 1960 a 2000
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Brasil
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1960-2000
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BR
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Grau Acadêmico
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Texto para Discussão (TD) 1052: O vermelho e o negro: raça e gênero na Universidade brasileira: uma análise da seletividade das carreiras a partir dos censos demográficos de 1960 a 2000, The red and black: race and gender in the Brazilian University: an analysis of the selectivity of careers from the censuses from 1960 to 2000
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Resumo
Este trabalho acompanha a população de nível superior no Brasil desde o Censo de 1960 até o Censo de 2000, a partir das variáveis de sexo e cor, procurando identificar as tendências de crescimento na participação de mulheres e de pretos e pardos nas diferentes carreiras universitárias. Estudos recentes têm apontado para a segmentação desse mercado universitário tanto para as mulheres [Bourdieu (1999)] quanto para os negros [Teixeira (1998), Queiroz (2000) e Guimarães e Prandi (2001)]. Este texto pretende verificar as duas tendências no tempo, buscando observar se elas seguem ou não um mesmo padrão de seleção social e hierarquização nos moldes dos determinantes socioeconômicos constatados por Ribeiro e Klein (1982) nos anos 1980. O que se conclui é que sim, existe uma certa coincidência entre as trajetórias de acesso das mulheres e dos grupos de cor/raça socialmente menos privilegiados. Os caminhos que representam exceções para os homens pretos e pardos são os mesmos considerados por Julien Sorel na obra de Stendhal: O vermelho (carreira militar — Defesa Nacional) e o negro (carreira eclesiástica — Teologia).
Resumo traduzido
The work follows the population with an undergraduate degree in Brazil since the 1960 Census until the year 2000. It also considers the variables sex and color/race, trying to identify the trends in the participation of women as well as Blacks and the Mixed-race population in the different university careers. Recent studies have noted a gender segmentation of the undergraduate market (Bourdieu, 1999) as well as a race segregation of the careers [Teixeira (1998), Queiroz (2000), Guimarães and Prandi (2001)]. This text intends to observe these two trends in time, checking if they present (or not) a common pattern of social selection and pecking order, similar to the socio-economic determinant pattern found by Ribeiro and Klein (1982) in the 1980s. The conclusion is that there is, to a certain extent, a coincidence among the paths of women and the less privileged racial/color groups in Brazil. The exceptions for Black and Mixed-race males are the same ones cogitated by Julien Sorel in Stendhal: Le Rouge (Red — a military career) and le Noir (Black – an ecclesiastic career).