Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1904
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1056.pdf437.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Impacto da reforma tributária na economia brasileira: uma análise com o modelo CGE
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1056: O impacto da reforma tributária na economia brasileira: uma análise com o modelo CGE
The tax reform impact on the Brazilian economy: an analysis with CGE model
Authors: Silva, Napoleão Luiz Costa da
Tourinho, Octávio Augusto Fontes
Alves, Yann Le Boulluec
Abstract: Neste trabalho, avaliamos os impactos econômicos de longo prazo na economia brasileira de três medidas integrantes da reforma do sistema tributário: a transformação parcial da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) em uma contribuição sobre o valor adicionado, a adoção do PIS/Pasep e da Cofins sobre importações e a substituição parcial da contribuição previdenciária por uma contribuição sobre o valor adicionado. O instrumento utilizado foi um modelo de equilíbrio geral da economia brasileira (CGE-IPEA), cujo bloco fiscal foi adaptado para permitir a análise detalhada daquelas medidas. Nos nossos resultados, o PIB real é pouco afetado, mas a carga fiscal total aumenta 0,3% e 0,53% do PIB, respectivamente, com a implantação das duas primeiras medidas listadas. O impacto fiscal da última é nulo, por hipótese. Com a adoção de cada uma das três medidas há uma redução nas importações e nas exportações, mas esse resultado depende de maneira crucial nas hipóteses de taxa de câmbio flutuante e saldo constante da balança de transações correntes que nós adotamos nesta versão do modelo. O efeito das três medidas consideradas aqui sobre o bem-estar pode ser medido pelo seu impacto no salário real, que é +0,40% para a primeira delas e de –0,20% e –0,10%, respectivamente, para as duas últimas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.