Publicação: Avaliando o instrumento de drawback e a performance exportadora dos Estados brasileiros : uma abordagem a partir do Índice de Complexidade Econômica (ICE)
Carregando...
Paginação
118
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
2018-03-05
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Mestrado
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
As economias dos estados brasileiros são caracterizadas por diferenças no PIB, na produtividade e nas exportações. O presente estudo pretende analisar e quantificar as diferenças entre as exportações dos estados brasileiros utilizando o regime de drawback através de uma métrica baseada no Índice de Complexidade Econômica (ICE) e a correlação de Pearson. Os resultados observados corroboram parcialmente a hipótese de concentração e desigualdade nas exportações dos estados brasileiros. Adicionalmente, o estudo faz sugestões uma futura agenda de pesquisa para a análise da política pública de comércio exterior a partir dos resultados obtidos.
Resumo traduzido
Brazilian states economies are characterized by differences in GDP, productivity and exports. The present study focuses principally on quatifying and analysing diferences among brazilian states exports in drawback customs regime through a metric based on Economic Complexity Index (ECI) and the Pearson correlation. The results observed supports partially the hypothesis of concentration and inequality in Brazilian states exports. Additionally, the study aims to suggest an agenda for the future research about the trade public policy by taking the results of analysis.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
BOVOLENTA, Amanda Gonçalves. Avaliando o instrumento de drawback e a performance exportadora dos estados brasileiros: uma abordagem a partir do Índice de Complexidade Econômica (ICE). 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília-DF, 2018.