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Qualidade do ensino básico e igualdade de oportunidades

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Resumo

O texto analisa o fraco e desigual desempenho educacional do Brasil, destacando que a baixa qualidade dos serviços oferecidos pode reduzir a atratividade das escolas e ampliar a desigualdade de oportunidades, já que o sucesso escolar passa a depender dos recursos familiares disponíveis. Evidências mostram que alunos considerados aptos têm maior probabilidade de evasão do que os reprovados, indicando falhas no sistema. Assim, a baixa qualidade educacional pode tanto diminuir a demanda por ensino quanto aumentar a dependência de apoio familiar, favorecendo famílias com mais recursos. O estudo propõe-se a caracterizar o baixo nível de escolaridade e de conteúdo educacional no país, desenvolver um modelo teórico sobre os efeitos da qualidade do ensino na aprendizagem e na equidade, e compreender como essa qualidade influencia a quantidade e o valor do produto educacional.

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JEL

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MENDONÇA, Rosane Silva Pinto de. Qualidade do ensino básico e igualdade de oportunidades. Rio de Janeiro, RJ: Ipea, 1992. (Seminários Sobre Estudos Sociais e do Trabalho. Série Seminários, 16/92). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19521

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