Publicação:
Fatores que determinam o nível salarial no setor formal brasileiro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

101

Última página

143

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O capítulo analisa os determinantes do nível salarial no setor formal brasileiro utilizando dados longitudinais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), comparando-os com a PNAD. A pesquisa destaca a importância da experiência na empresa e da escolaridade como principais fatores que influenciam os salários, embora os retornos à educação sejam menores do que os estimados em estudos baseados em dados transversais. Também são avaliadas características das firmas, como setor de atividade, tamanho e natureza jurídica, que apresentam impacto limitado sobre os salários. Os resultados sugerem que a valorização do trabalhador está fortemente associada à permanência no emprego, indicando ganhos salariais de até 20% após cinco anos na mesma empresa. Conclui-se que políticas voltadas para estabilidade e redução da assimetria de informação sobre produtividade podem contribuir para melhorar a remuneração no mercado formal.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

CORSEUIL, Carlos Henrique; SANTOS, Daniel Domingues dos. Fatores que determinam o nível salarial no setor formal brasileiro. In: CORSEUIL, Carlos Henrique Leite (ed.). Estrutura salarial: aspectos conceituais e novos resultados para o Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2002. p. 101-143. Disponível em:

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Estrutura salarial : aspectos conceituais e novos resultados para o Brasil
(Ipea, 2002-10) Carlos Henrique Leite Corseuil; Fernandes, Reynaldo; Menezes-Filho, Naércio Aquino; Coelho, Allexandro Mori; Santos, Daniel Domingues dos; Carlos Henrique Leite Corseuil; Reynaldo Fernandes; Naércio Aquino Menezes-Filho; Allexandro Mori Coelho; Daniel Domingues dos Santos
Este livro tem como objetivo primordial sistematizar o conhecimento sobre diferenciais de salário no Brasil. O conteúdo foi concebido para leitores interessados em um diagnóstico técnico e informativo dessa problemática. A ênfase técnica está mais presente nos dois primeiros capítulos, onde são enfatizados aspectos metodológicos que devem ser considerados ao tentar-se extrair informações sobre diferenciais de salários de uma base de dados. Partindo-se de teorias que apresentam quais os determinantes dos diferenciais de salários, são analisados métodos de estimação e procedimentos operacionais a serem considerados na tentativa de identificar o efeito desses determinantes. Os dois últimos capítulos tem ênfase informativa. Neles é sintetizada uma vasta literatura, e apresentada uma contribuição original. A síntese procura esclarecer, na medida do possível, quais resultados podem ser considerados como fatos estilizados e quais ainda são controversos. Entre os fatos estilizados, destacam-se: a) grande magnitude dos diferenciais de salário de acordo com o nível de educação, que inclusive crescem para os níveis mais altos; b) diferenciais de salário significativos entre os setores de atividade, com vantagem para os setores associados a tecnologias mais avançadas; e c) diferenciais significativos a favor do trabalhador com carteira assinada em relação ao sem carteira assinada. No último capítulo, novos resultados são gerados com base em metodologia até então não aplicada para dados brasileiros. Tal metodologia se baseia em alterações no salário e em seus determinantes experimentadas pelos indivíduos ao longo do tempo. Dessa forma, analisa-se em que medida os resultados considerados fatos estilizados são sensíveis ou não à metodologia, visto que os resultados sintetizados eram fundamentados em diferenças entre indivíduos em um mesmo instante do tempo. Os resultados, por um lado, corroboram alguns pontos já mencionados, como prêmios salariais crescentes de acordo com o nível educacional; por outro, certos fatos não destacados pela literatura vêm à tona, como o significativo impacto da experiência no trabalho.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais