Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2258
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_747.pdf120.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fluxos migratórios nas cidades médias e regiões metropolitanas brasileiras: a experiência do período 1980/96
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 747: Fluxos migratórios nas cidades médias e regiões metropolitanas brasileiras: a experiência do período 1980/96
Migration flows in medium-sized cities and metropolitan regions of Brazil: the experience of the period 1980/96
Authors: Andrade, Thompson Almeida
Santos, Angela Moulin Simões Penalva
Serra, Rodrigo Valente
Abstract: Este trabalho tem dupla finalidade. A primeira, é mostrar a importância que as imigrações tiveram no crescimento observado para as cidades médias no período 1980/96. A ideia é verificar se essas cidades funcionaram como destinos alternativos, tendo colaborado para reduzir os fluxos de imigrantes que tenderiam a se localizar nas metrópoles. Os resultados obtidos na análise feita neste trabalho são favoráveis a esse papel esperado para os centros urbanos. A segunda finalidade é comparar a inserção desses imigrantes nas cidades médias e nas regiões metropolitanas brasileiras. Os resultados obtidos são os de que as condições de trabalho nessas últimas foram mais favoráveis para os imigrantes, o que pode ter induzido maior contingente deles para as regiões metropolitanas, enfraquecendo o papel mais significativo que as cidades médias poderiam ter tido na atração locacional desses fluxos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.