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Title: Mensalidade escolar, background familiar e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Other Titles: Tuition, family background and proficiency results
Authors: Curi, Andréa Zaitune
Menezes-Filho, Naércio Aquino
Abstract: Este trabalho utiliza, pela primeira vez, os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para analisar o papel da escola no desempenho dos alunos no ensino médio das mil melhores escolas particulares e públicas do estado de São Paulo. O objetivo é verificar se o controle pelas características socioeconômicas altera o ranking oficial das escolas e se a mensalidade está relacionada com o desempenho médio da escola. Os resultados mostram que o controle pelo background familiar não altera expressivamente o ranking das escolas, apesar de diminuir significativamente os efeitos escola. Além disso, cerca de 24% dos efeitos escola podem ser explicados pelo efeito dos pares. Por fim, a sensibilidade estimada do desempenho escolar em relação à mensalidade é de 0,11, ou seja, um aumento de 10% no valor da mensalidade escolar aumenta a nota do aluno em 1,1%, mesmo após controlarmos pelo background familiar e pelo efeito dos pares.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3331
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metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
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