Livro:
Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil
China

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte.Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Young university students in a world in transformation : a Sino-Brazilian research

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Descreve detalhes de como foi realizada a pesquisa com jovens universitários do Brasil e da China sobre suas aspirações e expectativas, valores e modos de vida, entre outros fatores. O estudo contém resultados profundamente significativos para a compreensão mútua do que pensam aqueles que, em breve, estarão à frente dos processos decisórios em seus países. Traz valiosa contribuição por meio de informações que nos permitem entender melhor e comparar os sistemas educacionais desses dois componentes dos BRICS. O livro tem por base um levantamento de dados (survey) acerca dos valores, estilos de vida e horizontes de jovens estudantes universitários no Brasil e na China. A survey foi executada em quatro regiões: Shanghai, Pequim, São Paulo e Brasília. Cada capítulo possibilitou descobertas capazes de estabelecer um diálogo significativo sobre políticas públicas, visando contribuir positivamente para o desenvolvimento das relações entre Brasil e China.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Situação atual e tendência de desenvolvimento do sistema de educação superior da China
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Gao, Yingshuang
Este capítulo mostra que transformar a China, um país imenso e o mais populoso do mundo, em uma nação forte em recursos humanos constitui um problema estratégico não só do Estado, mas uma questão que exige atenção, também, da academia e da comunidade em geral. De 1977, ano da reimplantação do vestibular, até o final do século XX, o ensino superior na China funcionou sob a gestão centralizada do Estado e caracterizou-se por contemplar, principalmente, pessoas oriundas da elite do país. Após esse período, em decorrência do amplo processo de reformas e de abertura pelos quais passou o país e das possibilidades abertas pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação, a admissão de estudantes nas instituições de ensino ampliou-se de forma significativa e a estrutura da educação superior, como um todo, sofreu profundas modificações. Mas não apenas isso. As reformas na educação superior, que objetivaram garantir um número crescente de pessoas matriculadas nas universidades de excelência do país, encontrar bons empregos e, consequentemente, viver melhor, fizeram mudar, também, as necessidades dos indivíduos relacionadas à educação.
Publicação
Análise da dinâmica demográfica da China
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Yang, Jianglan; Wang, Jie
Este capítulo mostra que desde o final da década de 1970, o ritmo de crescimento da população chinesa tem diminuído gradativamente. Entre as décadas de 1970 e 1980, a média anual da taxa de crescimento populacional chinês atingiu 17,49%, aumentando, em média, 15,7 milhões de habitantes por ano. Conforme a implementação paulatina da Política de Planejamento Familiar da População Chinesa, a tendência do crescimento populacional ganhou um controle eficiente, diminuindo gradualmente a média anual da taxa de crescimento populacional. Observa-se que a referida taxa já reduziu de 17,49% para 5,65% nos anos entre 2000 e 2010, uma diminuição de dois terços, representando um crescimento médio anual do volume populacional abaixo da metade do observado entre 1970 e 1980.
Publicação
Ensino superior no Brasil : uma visão abrangente
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Neves, Clarissa Eckert Baeta; Martins, Carlos Benedito
Este capítulo apresenta uma visão geral da estrutura e do funcionamento do ensino brasileiro, concentrando sua atenção em determinadas transformações que ocorreram nos últimos quinze anos. Os principais temas a serem tratados referem-se a: i) antecedentes históricos; ii) caracterização do ensino superior brasileiro: organização institucional e financiamento; iii) expansão do sistema: coexistência de sistemas público e privado; iv) políticas recentes de acesso, inclusão e permanência no ensino superior; v) desenvolvimento do sistema nacional de pós-graduação stricto sensu; vi) internacionalização acadêmica que vem ocorrendo nesse nível de ensino; e vii) desafios a serem enfrentados.
Publicação
Juventude e ensino superior no Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Este capítulo apresenta um perfil educacional da população jovem brasileira, de 18 a 24 anos, e destaca as desigualdades segundo sexo, cor da pele, níveis de renda, local de residência (urbano/rural) e grandes regiões do país, com base nos dados do censo demográfico de 2010. Apresenta, também, um perfil das instituições e dos estudantes que cursavam o ensino superior em 2012, ano de realização do levantamento de dados do Estudo comparado sobre jovens universitários chineses e brasileiros, com base nos dados do censo da educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC).
Publicação
Universitários em tempos de pós-industrialismo e globalização : contribuições para o diálogo sino-brasileiro
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Dwyer, Tom
Após uma rápida recapitulação sobre as relações históricas e contemporâneas entre o Brasil e a China, o capítulo investigará os valores. A família aparece como valor compartilhado pelos universitários nos dois países, e é a instituição na qual os jovens mais confiam. O pós-industrialismo e a globalização são dois processos que, por muitos teóricos, são avassaladores, aproximando e nivelando países, povos, economias e culturas. Descobrir-se-á convergências e divergências entre os dois países. Neste capítulo serão examinadas imagens que os estudantes de cada país têm; descobrimos, por exemplo, uma confluência de valores em torno da questão ambiental, que é apontado como um possível terreno de cooperação entre nossas duas civilizações. Em outra análise identificou-se que os jovens, nos dois países, estão muito preocupados com o futuro e, em especial, com o mercado de trabalho e a falta de emprego adequado para suas qualificações,fator de medo. Estes são exemplos de temas examinados que buscam investigar possíveis caminhos por meio dos quais o diálogo bilateral pode aumentar a compreensão mútua, permitir o estabelecimento de relações de confiança e evitar conflitos.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais