Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/976
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1784.pdf3.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Avaliação de eficiência em sistemas de saúde: Brasil, América Latina, Caribe e OCDE
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1784: Avaliação de eficiência em sistemas de saúde: Brasil, América Latina, Caribe e OCDE
Evaluation of efficiency in health systems: Brazil, Latin America, the Caribbean and OECD
Authors: Marinho, Alexandre
Cardoso, Simone de Souza
Almeida, Vivian Vicente de
Abstract: Este trabalho dá sequência à série de estudos desenvolvidos no Ipea, visando comparar a eficiência do sistema de saúde brasileiro com os sistemas de saúde de outros países. Realizamos avaliações de eficiência que procuram inferir em que medida o investimento, em termos monetários, no sistema de saúde do Brasil, comparado com os sistemas de saúde dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da América Latina e Caribe seria eficiente em maximizar indicadores relacionados ao desempenho desses sistemas. Em resumo, neste trabalho estamos unificando as duas bases de dados utilizadas nos primeiros textos da série. As metodologias básicas utilizadas foram a Análise Envoltória de Dados – Data Envelopment Analysis (DEA) – e as fronteiras estocásticas – stochastic frontiers (SFs). A posição relativa do nosso país (e de outros países) varia bastante em função do modelo de análise, das variáveis consideradas em cada modelo, e da amostra de países utilizada. Portanto, devem ser evitadas afirmativas enfáticas, categóricas ou pretensamente definitivas sobre o desempenho relativo de nosso sistema de saúde. Trata-se de questão ainda em aberto na literatura.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/977
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/978
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.