Livro: Território metropolitano, políticas municipais: por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito metropolitano
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Metropolitan territory and municipal policies: joint solutions for urban problems in metropolitan level
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Aborda o tema das políticas metropolitanas no Brasil. Defende, no capítulo de introdução, a urgência de uma proposta de definição de política pública federal e regulação do financiamento para o conjunto das regiões metropolitanas brasileiras. A discussão desenvolvida nos demais capítulos demonstra que a distribuição de ônus e bônus entre os municípios metropolitanos, integrados do ponto de vista socioeconômico, é objetiva e quantitativamente desigual e perversa – seja do ponto de vista de recursos fiscais, seja da presença da violência, das dificuldades de mobilidade urbana ou do acesso ao saneamento. O primeiro capítulo deste livro propõe um primeiro olhar sobre a metrópole contemporânea, resgatando, em uma perspectiva histórica, a discussão conceitual dos conteúdos que configuram a metrópole e do processo de metropolização que a conforma, confrontando-os com a institucionalidade da região metropolitana no Brasil. O segundo capítulo inclui na análise, espaços metropolitanos e espaços apenas conurbados, mas que apresentam processos caracteristicamente metropolitanos de segregação socioespacial, tanto em uns como em outros, os padrões de interação social mostram-se fragmentados. O terceiro capítulo expõe a trajetória institucional e política dos espaços metropolitanos, desde o início da década de 1970, para os quais foram atribuídos diferentes papéis, com maior ou menor presença do Estado. O quarto capítulo destaca a necessidade de ações preliminares de planejamento e informações, resultando em um sistema idealizado como o conjunto de interpretantes aos fatos sociais nas diferentes categorias metropolitanas, capaz de criar a cartografia dos modos de produção do capital social das metrópoles brasileiras, concluindo a primeira parte do livro e a segunda parte, delineia evidências da complexidade de gestão pública setorial de problemas urbanos.
Resumo traduzido
The book addresses the issue of metropolitan policies in Brazil.
