Livro: Os novos idosos brasileiros : muito além dos 60 ?
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
item.page.series.date
item.page.events.date
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
Tipo
item.page.degree.level
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
The new Brazilian elderly: beyond the 60?
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Resumo
O livro apresenta análises da dinâmica da população idosa brasileira. Consiste em uma atualização do livro Muito além dos 60: os novos idosos brasileiros, de 1999. Busca-se entender a complexidade e a heterogeneidade do subgrupo populacional considerado idoso e as demandas por políticas de proteção social que ele coloca. O enfoque da discussão é interdisciplinar, contemplando questões como: as possibilidades de uma contínua expansão da expectativa de vida e as suas perspectivas em termos de autonomia física e mental do idoso; apoios e conflitos intergeracionais no âmbito das famílias e das políticas públicas; condições de vida dos idosos e de suas famílias; e perspectivas para os idosos do futuro. O conteúdo está subdividido em cinco partes e 17 capítulos, além da introdução. O capítulo 1 apresenta um perfil sociodemográfico da população idosa. O capítulo 2 procura medir as atuais possibilidades de aumento da expectativa de vida da população brasileira ao nascer e aos 60 anos. O capítulo 3 aproxima a discussão sobre envelhecimento do tema deficiência. O capítulo 4 apresenta o estado da arte conceitual do debate bioético sobre o direito de morrer entre idosos. O capítulo 5 discute a complexidade dos arranjos familiares com idosos. O Capítulo 6 dimensiona a frequência com que ocorrem as transferências intergeracionais de apoio no Brasil, comparando-a com outros países da América Latina, e identifica alguns dos seus principais fatores determinantes. O capítulo 7 discute o vínculo entre as relações intergeracionais e a reconstrução do Estado do Bem-Estar Social no Brasil. O capítulo 8 analisa os reflexos do processo de envelhecimento populacional sobre a agenda das políticas públicas tanto em nível internacional quanto no plano nacional. O Capítulo 9 analisa as repercussões específicas da previdência rural sobre as condições de vida dos idosos. O capítulo 10 analisa o impacto da expansão das mudanças constitucionais nas condições de vida dos idosos brasileiros, enfatizando as diferenças por sexo. O capítulo 11 apresenta resultados de uma pesquisa de campo que analisa os impactos tanto dos benefícios rurais quanto dos benefícios assistenciais no combate à pobreza rural. O capítulo 12 analisa a situação presente da previdência social brasileira do ponto de vista da sua equação financeira. O capítulo 13 investiga os três motivos que justificam os gastos mais elevados com saúde no que concerne aos idosos. O capítulo 14 analisa a participação do idoso no mercado de trabalho no período de 1977 a 2002. O capítulo 15 descreve o processo de acumulação e desacumulação de riqueza ao longo do ciclo da vida. O capítulo 16 investiga o mesmo processo, mas com ênfase especial na demanda de ativos, crédito e seguro por parte da população idosa. O capítulo 17 busca medir se o custo da cesta de consumo da população idosa é mais elevado do que o do restante da população e como este tem evoluído no tempo.
Resumo traduzido
The book presents analyzes of the Brazilian elderly population in your dynamics. It is an update of the book "Much beyond 60: the new Brazilian elderly", published in 1999. The book aims to understand the complexity and heterogeneity of this populational subgroup and your demands for social protection policies. The focus of the discussion is interdisciplinary, covering issues such as: the possibility of a continuing expansion of life expectancy and their prospects in terms of physical and mental elderly autonomy; support and intergenerational conflicts within families and public policies; conditions of life for seniors and their families; and prospects for the future elderly. The content is divided into five parts and 17 chapters, besides the introduction.
Notas
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Scopus ID
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
Aviso
Notas
item.page.description.series
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3155