Livro: Situação social brasileira : monitoramento das condições de vida 2
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1999-2009
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Situação social brasileira: monitoramento das condições de vida 2, Brazilian social situation: monitoring living conditions 2
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este livro organiza informações e análises sistemáticas sobre as principais questões sociais do país. Os capítulos consistem, em grande medida, em desdobramentos de informações e análises veiculadas nos Comunicados do Ipea, documentos de ampla divulgação. Os textos incorporam detalhes às versões dos comunicados, a partir de observações mais acuradas sobre os temas, e acrescentam outros tópicos não menos relevantes. Em grande parte dos casos, as análises baseiam-se em dados e informações provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora haja uma vastidão de temas passíveis de ser explorados a partir desta pesquisa, optou-se por discutir apenas os seguintes temas: a desaceleração no ritmo de crescimento da população, e as mudanças expressivas em sua estrutura etária, no sentido de seu envelhecimento; a estratificação social encontrada pelos migrantes de diferentes naturalidades na Região Metropolitana de São Paulo; a situação da educação brasileira e as diferenças significativas entre as grandes regiões; a redução nas desigualdades educacionais entre negros e brancos e suas relações com o acesso ao mundo do trabalho e à renda; o comportamento do mercado de trabalho brasileiro em 2009; a situação atual das trabalhadoras domésticas no país e a evolução dos principais indicadores relativos ao trabalho doméstico na última década; e a queda da desigualdade de renda no período de 1995 a 2009.
Resumo traduzido
This book organizes information and systematic analyzes of the major social national issues. In most cases, the analyzes are based on data and information from the National Sample Survey (PNAD), conducted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE).
