Fascículo:
Vendas on-line no Brasil : uma análise do perfil dos usuários e da oferta pelo setor de comércio

dc.contributor.authorKubota, Luis Claudio
dc.contributor.authorCortez, Igor Siqueira
dc.contributor.authorMilani, Daniele Nogueira
dc.contributor.otherAlmeida, Marcio Wohlers de
dc.contributor.otherSilva, Wesley de Jesus
dc.contributor.otherCavalcante, Eric Jardim
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-10T18:01:58Z
dc.date.available2015-11-10T18:01:58Z
dc.date.issued2011-06-02
dc.date.portal2011-06-02
dc.description.abstractNo decorrer das últimas décadas, a representatividade e a dinâmica dos setores de comércio e serviços mudaram significativamente. As atividades terciárias – tanto as formais e modernas quanto as informais e de baixa renda – passaram a ocupar um papel predominante da formação da renda e no estoque da ocupação de mão de obra. Ou seja, houve uma mudança de grande porte destas atividades no desenvolvimento econômico e social do país. Em relação ao varejo brasileiro, as últimas décadas foram de grandes transformações, em especial nas grandes cidades brasileiras. A partir dos anos 1980, o modelo de autosserviço dos supermercados, nascido nas décadas anteriores, começou a proliferar nos maiores centros. Gradativamente, os supermercados começaram a dominar a venda de frutas, verduras e carnes, além de itens de higiene e limpeza e, também, pães e itens de papelaria. Por sua vez, a crescente participação da mulher no mercado de trabalho favoreceu o setor de alimentos processados. Vale ressaltar que o domínio dos supermercados em determinadas áreas das cidades ainda coexiste com a tradição das feiras livres itinerantes, onde o consumidor mantém um relacionamento direto com os vendedores. Atualmente, o comércio varejista no Brasil é caracterizado por um pequeno grupo de firmas com atuação nacional – ou, pelo menos, nas maiores capitais e cidades – e um grande número de empresas com atuação regional ou local. Esta configuração começou a formar-se a partir dos anos 1970, com a chegada de grandes grupos internacionais ao Brasil. Estes grupos, além de trazerem novos modelos de negócio, promoveram também um processo intenso de fusões e aquisições no mercado brasileiro. Este processo, segundo notícias de mercado, parece longe de ter terminado.pt_BR
dc.description.otherMudança de título: a partir do número 40, a publicação deixa de ser intitulada "Comunicados da Presidência" e passa a ser "Comunicados do Ipea"pt_BR
dc.description.other17 p.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5205
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
dc.subject.keywordComércio internopt_BR
dc.subject.keywordEmpresas nacionaispt_BR
dc.subject.keywordComércio varejistapt_BR
dc.titleVendas on-line no Brasil : uma análise do perfil dos usuários e da oferta pelo setor de comérciopt_BR
dc.title.alternativeComunicados do Ipea 95 : Vendas on-line no Brasil : uma análise do perfil dos usuários e da oferta pelo setor de comérciopt_BR
dc.typeJournalpt_BR
dspace.entity.typeJournalIssue
ipea.classificationComércio Internopt_BR
ipea.classificationPequenas, Médias e Grandes Empresaspt_BR

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