Publicação:
Infraestructura acuática y seguridad marítima en el río Amazonas : deficiencias estructurales y desafíos para la defensa y la seguridad de la navegación

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

215–246

Primeira página

215

Última página

246

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

spa

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Infraestrutura aquaviária e segurança marítima na foz do rio Amazonas : deficiências estruturais e desafios à defesa e à navegação segura, Waterway infrastructure and maritime security at the mouth of the Amazon river : structural deficiencies and challenges to defense and safe navigation

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

La desembocadura del río Amazonas es un área estratégica para la seguridad y defensa de Brasil, que concentra vulnerabilidades relacionadas con la escasez y dispersión de infraestructuras de navegación. Este estudio analiza el impacto de estas deficiencias en la seguridad marítima – entendida en su dimensión ampliada (seguridad y protección) – y en la capacidad del Estado de ejercer soberanía en el dominio fluvial y marítimo. A partir de una revisión bibliográfica y del análisis de datos oficiales extraídos de documentos públicos y planes gubernamentales, se investiga la articulación entre presencia estatal, Defensa Nacional y desarrollo logístico. El análisis muestra que la fragilidad de las infraestructuras fluviales compromete tanto la protección contra amenazas intencionales como la seguridad de la navegación, dificultando la proyección del poder marítimo brasileño. Se argumenta que la seguridad en la región depende de un arreglo institucional que integre las capacidades civiles y militares, y de políticas públicas orientadas a la resiliencia territorial. Al vincular conceptos clásicos y contemporáneos de poder marítimo, seguridad cooperativa y gobernanza de infraestructuras críticas, el estudio contribuye al debate sobre los retos estratégicos de Brasil en la Amazonia Oriental.

Resumo traduzido

A foz do rio Amazonas configura-se como zona estratégica para a segurança e a defesa do Brasil, concentrando vulnerabilidades relacionadas à escassez e dispersão da infraestrutura aquaviária. Este estudo analisa o impacto dessas deficiências sobre a segurança marítima – entendida em sua dimensão ampliada (safety e security) – e sobre a capacidade do Estado de exercer soberania no domínio fluvial e marítimo. Com base em revisão bibliográfica e análise de dados oficiais extraídos de documentos públicos e planos governamentais, investiga-se a articulação entre presença estatal, Defesa Nacional e desenvolvimento logístico. A análise evidencia que a fragilidade das infraestruturas aquaviárias compromete tanto a proteção contra ameaças intencionais como a segurança da navegação, dificultando a projeção do poder marítimo brasileiro. Argumenta-se que a segurança na região depende de um arranjo institucional que integre capacidades civis e militares, e de políticas públicas orientadas à resiliência territorial. Ao relacionar conceitos clássicos e contemporâneos de poder marítimo, segurança cooperativa e governança de infraestruturas críticas, o estudo contribui para o debate sobre os desafios estratégicos do Brasil na Amazônia Oriental.
The Amazon River mouth is a strategic zone for Brazil’s national security and defense, marked by vulnerabilities stemming from insufficient and dispersed waterway infrastructure. This study analyzes the impact of such deficiencies on maritime security – understood in its broad sense (safety and security) – and on the State’s ability to exert sovereignty in the riverine and maritime domains. Based on a literature review and analysis of official data drawn from public documents and government plans, the research examines the interplay between state presence, national defense, and logistical development. The findings indicate that fragile waterway infrastructures hinder both protection against intentional threats and navigational safety, limiting Brazil’s ability to project maritime power. The study argues that security in the region depends on an institutional arrangement that integrates civilian and military capabilities, as well as public policies oriented toward territorial resilience. By engaging with classical and contemporary concepts of maritime power, cooperative security, and governance of critical infrastructure, the study contributes to the debate on Brazil’s strategic challenges in the Eastern Amazon.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Citação

MEIRA, Mauricio Tondin; LAURO, Adriano; CORRÊA, Claudio Rodrigues. Infraestructura acuática y seguridad marítima en el río Amazonas: deficiencias estructurales y desafíos para la defensa y la seguridad de la navegación. Revista Tempo do Mundo, Rio de Janeiro, n. 37, p. 215–246, abr. 2025. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm37art8.

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais