Publicação:
Análise do efeito da família, da escola e do Estado sobre o consumo de drogas dos alunos nas capitais brasileiras

dc.contributor.authorBecker, Kalinca Léia
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2012 e 2015pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T14:22:41Z
dc.date.available2019-12-03T14:22:41Z
dc.date.issued2018-12
dc.date.portal2018-12
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar a relação entre as características da família e algumas medidas de gestão escolar e municipal sobre o consumo de drogas dos alunos nas capitais brasileiras. Para isso, são estimadas diferentes especificações de um modelo de decisão individual de consumo de drogas, com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) e informações socioeconômicas das capitais brasileiras nos anos de 2012 e 2015. Os resultados indicaram que as características das família são determinantes importantes do consumo de drogas dos jovens. Para atuar nesse sentido, o governo pode utilizar-se de políticas públicas de assistência social que visem reduzir o número de famílias em situação de risco e vulnerabilidade. As escolas podem oferecer atividades físicas orientadas por um instrutor para os alunos, uma vez que esta ação diminui em 0,5 ponto percentual (p.p.) a chance de o aluno experimentar drogas.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis study aims to analyze the relationship between the characteristics of the family and some measures of school and municipal management on the drug consumption of students in the Brazilian capitals. For this, different specifications of a drug use individual decision model are estimated, based on data from the National School Health Survey (Pense) and socioeconomic information from Brazilian capitals in the years of 2012 and 2015. The results indicated that the characteristics of student’s families are important determinants of youth drug use. To act in this way, the government can use public social assistance policies that aim to reduce the number of families at risk and vulnerability. Schools can offer instructor-led physical activities to students, as this action decreases 0.5 p.p. the student’s chance of using drugs.pt_BR
dc.description.otherPossui referencias bibliográficaspt_BR
dc.description.otherp.65-85pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9493
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppept_BR
dc.subject.keywordTranstornos relacionados ao uso de substânciaspt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordEscolapt_BR
dc.subject.vcipeaServiços Sociaispt_BR
dc.subject.vcipeaServiços de Saúdept_BR
dc.subject.vcipeaPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.vcipeaDrogas de Uso Indevidopt_BR
dc.subject.vcipeaAlunospt_BR
dc.subject.vcipeaMeio Familiarpt_BR
dc.titleAnálise do efeito da família, da escola e do Estado sobre o consumo de drogas dos alunos nas capitais brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the effect of family, school and State on students’ drug consumption in Brazilian capitalspt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationSaúdept_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication364761de-1ea9-42fa-a1de-28a12955f0e9
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery364761de-1ea9-42fa-a1de-28a12955f0e9

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Analise_ppe_48_3_2018.pdf
Tamanho:
139.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais