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O Surgimento de grandes grupos empresariais de educação superior e os efeitos sobre a qualidade do ensino

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2019-10-02

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Resumo

O presente estudo investiga se a aquisição de instituições de educação superior privadas por grandes grupos econômicos que dominam o mercado brasileiro gera efeitos sobre a qualidade do ensino prestado por essas instituições adquiridas. Tais efeitos são avaliados em relação a indicadores que compõem o sistema oficial de avaliação da educação superior no Brasil - Conceito Preliminar de Curso, nota de formação geral e nota de conhecimentos específicos, que são componentes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e sobre os percentuais de professores com grau de mestrado e de doutorado na composição do corpo docente das instituições de ensino - em relação aos cursos de graduação de Administração, Direito e Ciências Contábeis, assim como ao conjunto de cursos avaliados no Ano III do ciclo avaliativo. A metodologia usada foi a estimação de diferenças em diferenças sobre uma base de dados pareada com o Propensity Score Matching. Os resultados, em sua maioria, não sugerem que as aquisições provoquem alterações estatisticamente significantes sobre os indicadores de qualidade.

Resumo traduzido

This study investigates whether the acquisition of private higher education institutions by large economic groups that dominate the Brazilian market generates effects on the quality of education provided by these acquired institutions. The indicators evaluated are Preliminary Course Concept, general education grade and specific knowledge grade, which are components of the National Student Performance Exam and the percentages of teachers with Master's degree and PhD teachers. Effects on the undergraduate courses in Business Administration, Law and Accounting were evaluated, as well as the set of courses included in Year III of the evaluation cycle. The methodology used was the estimation of differences in differences over a database paired with Propensity Score Matching. The results, for the most part, do not suggest that acquisitions cause statistically significant changes in quality indicators, except for the percentage of PhD teachers that showed a positive and significant effect.

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BÊNIA, Gerson Carvalho. O surgimento de grandes grupos empresariais de educação superior e os efeitos sobre a qualidade do ensino. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2019.

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