Publicação:
Formação da agenda de uma política pública de mobilidade por bicicleta : análise do Programa Bicicleta Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

175

Última página

197

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

The Agenda-setting process of a bicycle mobility policy : analysis of the Bicycle Brazil Program, El Proceso de formación de la agenda de una política pública de movilidad en bicicleta: análisis del Programa Bicicleta Brasil

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o percurso de conformação do Programa Bicicleta Brasil (PBB), a partir dos processos de formulação e de entrada da política de mobilidade urbana na agenda pública nacional. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, com base no modelo de múltiplos fluxos de Kingdon, em que foram utilizadas análise documental e entrevistas com gestores públicos e com representantes da sociedade civil. Os principais fluxos identificados nesta análise são: percepção da mobilidade urbana como problema público, desenvolvimento de soluções e de normativas voltadas à ciclomobilidade e articulação política favorável. A atuação dos empreendedores da política foi decisiva para a aprovação da lei do PBB, porém, apesar dos avanços institucionais e legais, os resultados apontam fragilidades nos mecanismos de indução da política nos municípios, como de financiamento; carência de dados consolidados, especialmente sobre segurança viária e sobre sinistros com ciclistas; e falta de integração intersetorial na agenda pública. O modelo de múltiplos fluxos se mostrou oportuno para a análise proposta, evidenciando a complexidade e as ambiguidades da entrada da mobilidade por bicicleta na agenda pública. Conclui-se que, apesar dos desafios críticos para a ciclomobilidade como política pública, sua consolidação pode favorecer cidades e comunidades mais sustentáveis, equitativas e adaptadas aos atuais desafios climáticos.

Resumo traduzido

The objective of this article was to analyze the path taken by the Programa Bicicleta Brasil (PBB) based on the processes of formulation and inclusion of the urban mobility policy in the national public agenda. This qualitative research was based on Kingdon’s multiple streams model, which used documentary analysis and interviews with public managers and representatives of civil society. The main streams identified in this analysis are: perception of urban mobility as a public problem, development of solutions and regulations aimed at cycling mobility, and favorable political articulation. The actions of policy entrepreneurs were decisive for the approval of the PBB law, but despite institutional and legal advances, the results point to weaknesses in the mechanisms for inducing the policy in municipalities, such as financing, lack of consolidated data, especially on road safety and accidents involving cyclists, and the lack of intersectoral integration in the public agenda The multiple streams model proved to be opportune for the proposed analysis, highlighting the complexity and ambiguities of the inclusion of bicycle mobility in the public agenda. It is concluded that, despite the critical challenges for cycling mobility as a public policy, its consolidation can favor more sustainable, equitable cities and communities adapted to the current climate challenges.
El objetivo de este artículo fue analizar la trayectoria del Programa Bicicleta Brasil (PBB) a partir de los procesos de formulación e inclusión de la política de movilidad urbana en la agenda pública nacional. Esta investigación cualitativa se basó en el modelo de múltiples corrientes de Kingdon, que empleó análisis documental y entrevistas con gestores públicos y representantes de la sociedad civil. Las principales corrientes identificadas en este análisis son: la percepción de la movilidad urbana como un problema público, el desarrollo de soluciones y regulaciones dirigidas a la movilidad ciclista, y la articulación política favorable. Las acciones de los emprendedores de políticas fueron decisivas para la aprobación de la ley del PBB, pero a pesar de los avances institucionales y legales, los resultados apuntan a debilidades en los mecanismos para inducir la política en los municipios, como el financiamiento, la falta de datos consolidados, especialmente sobre seguridad vial y accidentes que involucran a ciclistas, y la falta de integración intersectorial en la agenda pública. El modelo de múltiples corrientes resultó oportuno para el análisis propuesto, destacando la complejidad y las ambigüedades de la inclusión de la movilidad ciclista en la agenda pública. Se concluye que, a pesar de los desafíos críticos para la movilidad ciclista como política pública, su consolidación puede favorecer ciudades y comunidades más sostenibles, equitativas y adaptadas a los desafíos climáticos actuales.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

Bicycling, Healthy city

Citação

OLIVEIRA, Cátia Cristina Martins de; GOMES, Marcelly de Freitas; COELHO, Denise Eugenia Pereira. Formação da agenda de uma política pública de mobilidade por bicicleta: análise do Programa Bicicleta Brasil. Planejamento e Políticas Públicas. Brasília, n. 70, p. 175-197, maio/ago. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp70art7

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais