Publicação:
Chancay, o Brasil e a América do Sul : considerações sobre o megaporto peruano e a integração da infraestrutura regional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

item.page.date.journal

item.page.series.date

item.page.events.date

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil
América do Sul
Ásia-Pacífico
China

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.degree.level

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as potencialidades do porto de Chancay como alternativa logística para o Brasil – e para outros países da América do Sul – considerando-se as sinergias entre o megaporto peruano e a infraestrutura e logística sul-americana. Avalia-se o atual momento da governança regional em infraestrutura na América do Sul, desde a perspectiva brasileira. A partir da análise de informações geoespaciais e estatísticas econômico-comerciais, foram identificadas as limitações das ligações diretas entre os principais centros produtivos do Brasil e o megaporto de Chancay. Apresentam-se possibilidades de articulação logística entre a América do Sul e a Ásia-Pacífico, tanto em governança como em infraestrutura. Por fim, a título de considerações finais, o artigo esboça os próximos movimentos para a relação entre a América do Sul e a China, que encontram consonância com a atual política externa brasileira.

Resumo traduzido

The aim of this article is to analyze the potential of the port of Chancay as a logistics alternative for Brazil – and for other South American countries – considering the synergies between the Peruvian megaport and South American infrastructure and logistics. The current state of regional infrastructure governance in South America is assessed from the Brazilian perspective. Based on an analysis of geospatial information and economic and trade statistics, the limitations of the direct links between Brazil’s main production centers and the Chancay megaport were identified. It presents possibilities for logistics links between South America and Asia-Pacific, both in terms of governance and infrastructure. Finally, by way of concluding remarks, it outlines the next steps for the relationship between South America and China, which are in line with Brazil’s current foreign policy.

Notas

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Scopus ID

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

BARROS, Pedro Silva; CARNEIRO, Helitton Christoffer. Chancay, o Brasil e a América do Sul: considerações sobre o megaporto peruano e a integração da infraestrutura regional. Boletim de Economia e Política Internacional. Efeitos da ascensão econômica da China sobre outros países e regiões do mundo. Brasília, DF: Ipea, n. 40, p. 131-156, set./dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/bepi40art6

Aviso

Notas

item.page.description.series

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17143

Publicações relacionadas / semelhantes

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais