Publicação: A Institucionalização da participação em nível supralocal : uma análise comparada do Rio Grande do Sul, Brasil, e da Toscana, Itália
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Rio Grande do Sul, Brasil
Toscana, Itália
Toscana, Itália
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Compara duas políticas públicas institucionalizadas em nível regional, uma no continente europeu e outra na América Latina: a Política Toscana de Participação Social, na Itália, e a Consulta Popular, no Rio Grande do Sul, Brasil. A comparação aborda as potencialidades e os limites a partir de duas dimensões: a ampliação de escala e os modelos de institucionalização. Entre as conclusões, o autor aponta que – tanto no caso brasileiro quanto no italiano – o aumento de escala foi insuficiente para garantir uma maior influência das formas participativas e deliberativas na transformação ampla do sistema político. No que diz respeito à institucionalização, foi identificado que a formalização por meio de leis contribuiu incisivamente para a perenidade das políticas ao longo do tempo, ampliando suas resiliências às mudanças de governo.
