Publicação: Características econômicas das indústrias de serviços no Brasil : uma comparação entre empresas de capital estrangeiro e de capital nacional
Carregando...
Paginação
Primeira página
133
Última página
192
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Examina o desempenho das indústrias de serviços no Brasil a partir da comparação entre empresas de capital nacional e estrangeiro, analisando suas características estruturais, organização produtiva, geração de valor adicionado, produtividade, padrões de emprego, remuneração e distribuição regional. À luz do processo de mundialização e da expansão dos Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) nos anos 1990, o estudo evidencia como a abertura econômica, privatizações e mudanças regulatórias ampliaram significativamente a presença de empresas estrangeiras, sobretudo em serviços modernos e intensivos em tecnologia, como telecomunicações, informática, atividades imobiliárias e serviços às empresas. A partir de tabulações especiais da PAS/IBGE cruzadas com dados do Banco Central, observa-se que, embora numericamente as empresas estrangeiras representem fração reduzida do setor, elas exibem maior produtividade, maiores gastos e remunerações por trabalhador e maior geração de valor adicionado médio por empresa. A pesquisa revela também forte concentração regional desse capital no Sudeste, especialmente em São Paulo, e confirma a heterogeneidade estrutural dos serviços, marcada por diferenças significativas entre setores oligopolizados e setores atomizados de baixa intensidade tecnológica.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
KON, Anita. Características econômicas das indústrias de serviços no Brasil: uma comparação entre empresas de capital estrangeiro e de capital nacional. In: DE NEGRI, João Alberto; KUBOTA, Luis Claudio (org.). Estrutura e dinâmica do setor de serviços no Brasil. Brasília: Ipea, 2006. p. 133‑192. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19895
