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Índice de restrição ao comércio de serviços digitais (Stri Digital)

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Resumo

A OCDE tem grande interesse nas questões econômicas internacionais e reconhece a relevância crescente do comércio digital na economia moderna, compreendendo-o como o uso de tecnologias digitais para facilitar transações transfronteiriças de bens e serviços. Embora o comércio digital não seja uma nova forma de comércio, ele introduz novas maneiras de praticar transações, além de permitir a criação de novos produtos e serviços transacionáveis. A organização destaca o potencial do comércio digital para impulsionar o crescimento econômico, aumentar a eficiência do comércio e ampliar o acesso a mercados, oferecendo oportunidades para empresas de diferentes tamanhos. Contudo, a OCDE também alerta para os desafios associados a questões de privacidade de dados, segurança cibernética e proteção da propriedade intelectual, além da possibilidade de criar desigualdades econômicas entre setores e regiões. Em alinhamento com seus princípios, a OCDE defende políticas que promovam um comércio digital aberto, transparente e baseado em regras, além de incentivar a cooperação internacional. A organização também apoia esforços para melhorar as habilidades digitais e fortalecer as infraestruturas, especialmente em países em desenvolvimento, garantindo que todos os países possam se beneficiar das oportunidades do comércio digital. O capítulo discute ainda o Índice de Restrição ao Comércio de Serviços Digitais (STRI Digital) da OCDE e a situação do Brasil nesse contexto.

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THORSTENSEN, Vera; ARIMA JÚNIOR, Mauro Kiithi; THOMAZELLA, Fábio Jorge de Toledo. Índice de restrição ao comércio de serviços digital (Stri Digital). In: BAUMANN, Renato (coord.). Indicadores Quantitativos da OCDE e o Brasil: governança pública. Rio de Janeiro: Ipea: CEPAL, 2024. v. 4. p. 81-94. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350776cap2

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Indicadores quantitativos da OCDE e o Brasil : volume IV : economia digital
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-11) Nonnenberg, Marcelo José Braga; Thorstensen, Vera; Cechin, Alicia; Arima Júnior, Mauro Kiithi; Mota, Catherine Rebouças; Megale, Tiago Matsuoka; Thomazella, Fábio Jorge de Toledo; Taverna, Matteo; Baumann, Renato
O volume com o tema economia digital é constituído de três capítulos, além desta introdução e das conclusões. No capítulo 1, primeiramente, analisa-se o projeto Going Digital, principal iniciativa da OCDE no tema digital, e, em seguida, trata-se do tema governo digital. Dois temas relacionados ao comércio digital são abordados nos capítulos 2 (Índice de Restrição ao Comércio de Serviços Digitais, do inglês Digital Services Trade Restrictiveness Index – STRI Digital) e 3 (Inventário de Comércio Digital). Por fim, tecem-se as conclusões gerais sobre o tema.

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