Publicação:
Panorama da economia mundial : Carta de Conjuntura, n. 71, abr./jun., 2026

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

1

Última página

20

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Banca de defesa

Organizador(a)

Coordenador(a)

Faz parte da série

Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)

Resumo

O prolongamento do conflito Irã-Estados Unidos teve efeitos relevantes sobre preços importantes, como os de energia e os de fertilizantes, e destes sobre a economia como um todo. No caso do petróleo, seu impacto sobre a inflação já começa a se refletir nas expectativas para as políticas monetárias: nos Estados Unidos, os juros não devem mais ser reduzidos neste ano e o Banco Central Europeu (BCE) já elevou sua taxa básica pela primeira vez em quase três anos. No caso dos fertilizantes, a alta dos preços devida às restrições na oferta causadas pela guerra deve se traduzir em menor consumo pelos produtores agrícolas, podendo afetar as safras – a seção traz um box dedicado ao assunto. O anúncio de um acordo de paz e da reabertura do Estreito de Ormuz no Domingo, 14 de junho, fez o preço do petróleo Brent cair mais de 5% na manhã da segunda-feira, situando-se em cerca de US$ 83/barril, e a cotação continuou em queda até o dia 17, quando esteve em torno de US$ 79/barril, aproximadamente 13% acima do nível antes da guerra. No caso de efetiva confirmação e, principalmente, duração da paz e da reabertura, as pressões sobre a inflação e a política monetária devem refluir, ao menos parcialmente. Outro fator de risco na economia mundial é a alta probabilidade de ocorrência de um El Niño de categoria forte ou super, assunto tratado em outro box.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de E-mail

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

Citação

BASTOS, Estêvão Kopschitz Xavier; LEITE, Caio Rodrigues Gomes; OLIVEIRA, Tarsylla da Silva de Godoy. Panorama da economia mundial. Carta de Conjuntura, Rio de Janeiro, n. 71, abr./jun., 2026. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/21024

Aviso

Notas

Série / coleção

Carta de Conjuntura 71

Versão preliminar

Versão final desta publicação

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Capítulo de livro

Versão Primária

Eventos

Notícias

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais