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Avaliação de impacto do programa bolsa trabalho sobre a inserção dos jovens de Osasco-SP no ensino formal

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Evaluation of the impact of the bolsa trabalho program on the insertion of youth of Osasco-SP in formal education, Evaluación del impacto del programa bolsa trabalho en la inserción de jóvenes de Osasco-SP en la educación formal

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Resumo

Instituído pela Lei no 3.983, de 27 de dezembro de 2005, o Programa Bolsa Trabalho (PBT) constitui-se em uma política pública que tem como público-alvo pessoas com idade entre 15 e 24 anos e residentes no município de Osasco-SP. Assim, em resposta à falta de uma avaliação do programa, que visa combater o abandono e a evasão escolar juvenis resultantes do emprego precoce, este estudo buscou investigar seu impacto sobre a educação dos jovens do município, contribuindo, dessa forma, com a literatura sobre avaliação de políticas públicas. Para isso, utilizou-se o método de controle sintético, a fim de comparar a trajetória dos dados de Osasco com os dados do “município sintético” para a taxa de matrícula de jovens no ensino médio, assumindo o ano de implementação do programa como evento/intervenção (2006). Identificou-se que o PBT produziu impactos positivos e significativos na variável de educação somente dez anos após sua implementação.

Resumo traduzido

Established by Law no 3,983 (2005), of December 27, 2005, the Programa Bolsa Trabalho (PBT), is a public policy whose target audience the residents of the municipality of Osasco-SP aged between 15 (fifteen) and 24 (twenty four) years old. In response to the lack of evaluation of the program, which aims to combat youth dropout and dropout due to early employment, the main goal of this study is to investigate the impact of PTB on young people education in the city of Osasco-SP, contributing with the literature of public policy evaluation. To this end, the Synthetic Control method is used in order to compare the trajectory of youth enrollment rate in high school data from Osasco-SP with the data from the “synthetic municipality”. We assume the program implementation as the event/intervention (2006). It was identified that the PBT produced significant positive impacts in the education variable only ten years after its implementation.

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ALMEIDA, Ana Cecília; ROSA, Bruno Truzzi; SANTOS, Felipe Nathan Ferreira dos; LÍRIO, Viviani Silva. Avaliação de impacto do programa bolsa trabalho sobre a inserção dos jovens de Osasco-SP no ensino formal. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 65, p. 75-95, jan./mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp65art3

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