Publicação:
Redução da desigualdade e programas de transferência de renda : uma análise de equilíbrio geral

dc.contributor.authorCury, Samir
dc.contributor.authorLeme, Maria Carolina da Silva
dc.contributor.scholarSamir Cury
dc.contributor.scholarMaria Carolina da Silva Leme
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2026-02-10T18:17:10Z
dc.date.available2026-02-10T18:17:10Z
dc.date.issued2007
dc.date.portal2007
dc.description.abstractInvestiga de que forma o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) contribuíram para a redução da desigualdade entre 2001 e 2005, utilizando um modelo de equilíbrio geral computável que incorpora famílias, setores produtivos, governo, trabalhadores e o setor externo. Os autores simulam cenários nos quais o aumento dessas transferências é financiado por diferentes mecanismos — aumento da dívida pública, corte de gastos, elevação do PIS/Cofins ou aumento de impostos diretos — e avaliam não apenas os efeitos distributivos, mas também impactos sobre emprego, salários, renda das famílias e variáveis macroeconômicas. Os resultados mostram que o efeito redutor de desigualdade depende fortemente do tipo de financiamento adotado: o maior impacto ocorre quando as transferências são custeadas por impostos diretos, enquanto o financiamento via PIS/Cofins gera os piores resultados, prejudicando especialmente trabalhadores de baixa renda e reduzindo empregos em vários setores. O estudo evidencia que, embora as transferências ampliem a renda dos mais pobres em todos os cenários, seus efeitos sobre emprego e salários podem ser parcialmente anulados caso o financiamento do gasto público seja regressivo, reforçando a importância de considerar efeitos de equilíbrio geral ao avaliar políticas redistributivas.
dc.description.bookauthorRicardo Paes de Barros
dc.description.bookauthorMiguel Nathan Foguel
dc.description.bookauthorGabriel Ulyssea
dc.description.booktitleDesigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente
dc.description.firstpage197
dc.description.lastpage218
dc.identifier.citationCURY, Samir; LEME, Maria Carolina da Silva. Redução da desigualdade e programas de transferência de renda: uma análise de equilíbrio geral. In: BARROS, Ricardo Paes de; FOGUEL, Miguel Nathan; ULYSSEA, Gabriel (org.). Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. Brasília: Ipea, 2007. v. 2. p. 197-218. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20044
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20044
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.chapterDesigualdade de renda no Brasil : uma análise da queda recente : volume 2
dc.relation.ispartofhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20001
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.subject.keywordBolsa Família
dc.subject.keywordBenefício de Prestação Continuada (BPC)
dc.subject.keywordDesigualdade de renda
dc.subject.keywordFinanciamento público
dc.subject.vcipeaDistribuição de Renda
dc.titleRedução da desigualdade e programas de transferência de renda : uma análise de equilíbrio geral
dc.title.scholarRedução da desigualdade e programas de transferência de renda: uma análise de equilíbrio geral
dc.typeBook part
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication71a0138b-d2f7-4fbf-a398-842138cb6f96
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery71a0138b-d2f7-4fbf-a398-842138cb6f96
relation.isBookOfChapter2846dee1-b8aa-4061-9ae1-6eac3e9a9a0b
relation.isBookOfChapter.latestForDiscovery2846dee1-b8aa-4061-9ae1-6eac3e9a9a0b

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Desigualdade_renda_Brasil_cap21_reducao_desigualdade.pdf
Tamanho:
728.23 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais