Publicação: Formação e evolução do planejamento regional no Brasil
Carregando...
Paginação
Primeira página
261
Última página
280
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Examina a formação da análise econômica regional no Brasil e sua evolução ao longo do século XX, mostrando como a economia espacial — inicialmente influenciada por debates internacionais sobre desenvolvimento, subdesenvolvimento e localização — adquiriu no país características próprias, especialmente a partir da obra de Celso Furtado. Os autores discutem a transição do pensamento clássico e liberal para uma visão desenvolvimentista e estruturalista, destacando o papel da Cepal e o pioneirismo de Furtado ao integrar história, território e estrutura produtiva na análise das desigualdades regionais brasileiras. O texto detalha o surgimento do planejamento regional, desde iniciativas embrionárias como o DNOCS, SPVEA e GTDN até a criação da Sudene, marco de um projeto de desenvolvimento regional baseado em mudanças estruturais. Também analisa o impacto do regime militar, que fragmentou e enfraqueceu o planejamento territorial, e discute a crise dos anos 1980, o neoliberalismo dos anos 1990 e a retomada recente de políticas regionais. O capítulo conclui que a economia regional brasileira ainda convive com duas tradições — uma microeconômica, locacional, e outra histórico‑estrutural — e que a convergência entre ambas seria essencial para novos avanços no planejamento do desenvolvimento.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
MENDES, Constantino Cronemberger; MATTEO, Miguel. Formação e evolução do planejamento regional no Brasil. In: CRUZ, Bruno de Oliveira et al. (org.). Economia regional e urbana: teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília, DF: Ipea, 2011. p. 261–280. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19947
