Publicação: Demand analysis on food : effects of Bolsa Família on dairy consumption as a source of calcium
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Análise da demanda de alimentos : efeitos do Bolsa Família sobre o consumo de produtos lácteos como fonte de cálcio, Análisis de la demanda de alimentos : efectos de la Bolsa Família en el consumo de productos lácteos como fuente de calcio, Analyse de la demande alimentaire : effets de la Bolsa Família sur la consommation de produits laitiers comme source de calcium
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Resumo
Bolsa Família é um programa brasileiro de transferência de renda que visa melhorar a educação, a saúde e a nutrição em famílias de baixa renda. Os produtos lácteos são relevantes na despesa das famílias com alimentação e também uma importante fonte de cálcio. O principal objetivo deste artigo é identificar possíveis efeitos da participação no programa Bolsa Família sobre a demanda de produtos lácteos. Os dados utilizados foram oriundos da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a qual cobriu 55.700 domicílios em 2008/2009. O método de dois estágios de Heckman foi o utilizado para a elaboração da análise quantitativa. Os resultados sugerem que o Bolsa Família aumenta a probabilidade
das famílias em comprar leite em pó e leite não pasteurizado. No âmbito de políticas públicas, uma melhor orientação sobre os riscos de leite não pasteurizado e educação nutricional para as famílias beneficiadas com o programa deveria ser considerada.
Resumo traduzido
Bolsa Família is a conditional cash transfer program in Brazil, which aims to improve education, health and nutrition in poor households. Dairy products are also representative in terms of food expenses in Brazil besides being an important source of calcium. This paper aims to evaluate effects of Bolsa Família on the dairy products demand. Survey data from 55,700 households collected in 2008/2009 by the Brazilian Bureau of Statistics (IBGE) are used. The Heckman two-step method is applied for the estimation. The results suggested that Bolsa Família increases the probability of buying milk powder and unpasteurized milk. As for policy consideration, managing unpasteurized milk and other nutritional education procedures should be considered to
improve health and nutrition for low income families.
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