Publication: Apresentação do Cade : Métodos quantitativos aplicados a cartéis e bid-rigging
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
9
item.page.description.lastpage
12
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
Apresentação do Cade
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
A apresentação do Cade introduz a obra destacando sua contribuição para o desenvolvimento de metodologias quantitativas aplicadas à identificação, investigação e mensuração dos efeitos de cartéis e práticas de bid-rigging. O texto contextualiza a cooperação institucional entre Cade, Ipea, Cepal e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, enfatizando a importância dos instrumentos econômicos no apoio às atividades de defesa da concorrência. Os autores discutem as potencialidades e limitações dos modelos econométricos na detecção de condutas anticompetitivas, ressaltando que tais métodos devem complementar, e não substituir, as evidências diretas de cartelização. Também abordam a utilização dessas ferramentas na estimativa de danos e na dosimetria de multas, destacando recomendações da OCDE e a evolução das práticas adotadas pelo Cade para garantir maior transparência, proporcionalidade e segurança jurídica na aplicação da política antitruste brasileira.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Citation
MACEDO, Alexandre Cordeiro; SEVERINO, Lílian Santos Marques; FREIRE, André Luís Macagnan. Apresentação Cade. In: FIUZA, Eduardo Pedral Sampaio; FERES, José Gustavo (org.). Métodos quantitativos aplicados a cartéis e bid-rigging. Brasília: Ipea, 2026. p. 9 - 12. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-104-9/apresentacaocade.
