Publicação:
Flight simulators in pilot training at the Air Force Academy : contributions to Brazilian aerospace power

dc.contributor.authorMoura, Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer
dc.contributor.authorMoura, Arthur Luiz Savino de
dc.contributor.otherDiretoria de Estudos Internacionais - DINTE
dc.contributor.scholarGabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura
dc.contributor.scholarArthur Luiz Savino de Moura
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-10-07T18:28:12Z
dc.date.available2025-10-07T18:28:12Z
dc.date.issued2025-04
dc.date.portal2025-04
dc.description.abstractThe Brazilian Air Force (FAB) is the main constitutive element of Aeronautics. It is the military expression of aerospace power. In this context, the relevance in providing greater efficiency in the pilots training is noted. Therefore, the objective of this work is to analyze the relationship between the modernization of teaching at the Air Force Academy (AFA), specifically through the increase of new flight simulators, and aerospace power. Using theoretical references on Air Power, Teaching and Simulators, a bibliography and documentary research was conducted to describe these concepts in the scope of the FAB. Data on the performance of cadets during primary instruction on the T-25 Universal aircraft in 2020 and 2021, before and after the adoption of flight simulators, were analyzed. A reduction in course failures was observed, indicating the first signs in the efficiency of modernizing the air instruction. The initial results demonstrate the relevance of simulated flight and new technologies in the training of military pilots, in consonance with what is done in the operation of combat aircrafts such as the A-29 Super Tucano, F5M Tiger and the F-39 Gripen. Hence, by understanding that the use of simulators has positively influenced the efficiency of the primary instruction and that these are the aviators who will fly modern combat aircraft, it can be indicated that the adoption of simulated flight training at the AFA has increased the military capacity of the FAB, thus supporting the application of aerospace power.
dc.description.abstractalternativeA Força Aérea Brasileira (FAB) é o principal elemento constitutivo da Aeronáutica. É a expressão militar do poder aeroespacial. Neste contexto, nota-se a relevância de prover maior eficiência na formação dos pilotos. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a modernização do ensino na Academia da Força Aérea (AFA), especificamente a partir do incremento de novos simuladores de voo, e o poder aeroespacial. Com referencial teórico sobre poder aeroespacial, ensino e simuladores, foi realizada uma análise bibliográfica e documental a fim de descrever tais conceitos no âmbito da FAB. Foram analisados dados relativos ao desempenho de cadetes durante a instrução primária, na aeronave T-25 Universal, nos anos de 2020 e 2021, antes e após a adoção dos simuladores de voo. Observou-se uma redução na proporção de reprovações no curso, constatando-se os primeiros indícios de eficiência da modernização da instrução aérea. Os resultados iniciais demonstram a relevância do voo simulado e de novas tecnologias na formação dos pilotos militares, em consonância com o que é realizado na operação das aeronaves de caça, como o A-29 Super Tucano, o F-5M Tiger e o F-39 Gripen. Portanto, ao constatar-se que o uso de simuladores tem influenciado positivamente a eficiência da instrução primária dos aviadores que irão conduzir as modernas aeronaves de combate, pode-se, então, indicar que a adoção do voo simulado na AFA tem incrementado a capacidade militar da FAB, corroborando, assim, o emprego do poder aeroespacial brasileiro.
dc.description.abstractalternativeLa Fuerza Aérea Brasileña (FAB) es el principal elemento constitutivo de la Aeronáutica. Es la expresión militar del poder aeroespacial. En este contexto, se nota la relevancia de proporcionar una mayor eficiencia en la formación de los pilotos. El objetivo de este trabajo es analizar la relación entre la modernización de la enseñanza en la Academia de la Fuerza Aérea (AFA), específicamente a partir del incremento de nuevos simuladores de vuelo, y el poder aeroespacial. Con un marco teórico sobre Poder Aéreo, Enseñanza y Simuladores, se realizó un análisis bibliográfico y documental con el fin de describir dichos conceptos en el ámbito de la FAB. Se analizaron datos relativos al desempeño de los Cadetes durante la instrucción primaria, en la aeronave T-25 Universal, en los años 2020 y 2021, antes y después de la adopción de los simuladores de vuelo. Se observó una reducción en la proporción de reprobaciones en el curso, constatándose los primeros indicios de eficiencia en la modernización de la instrucción aérea. Los resultados iniciales demuestran la relevancia del vuelo simulado y de las nuevas tecnologías en la formación de los pilotos militares, en consonancia con lo que se realiza en la operación de aeronaves de combate, como el A-29 Super Tucano, el F-5M Tiger y el F-39 Gripen. Por lo tanto, al constatar que el uso de simuladores ha influido positivamente en la eficiencia de la instrucción primaria y que serán estos aviadores quienes pilotarán las modernas aeronaves de combate, se puede indicar que la adopción del vuelo simulado en la AFA ha incrementado la capacidad militar de la FAB, corroborando así con el empleo del poder aeroespacial Brasileño.
dc.description.firstpage375
dc.description.issue37
dc.description.lastpage396
dc.description.publicationtitleTempo do Mundo
dc.description.serieTempo do Mundo 37
dc.format.extent375–396
dc.identifier.citationMOURA, Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer; MOURA, Arthur Luiz Savino de. Flight simulators in pilot training at the Air Force Academy : contributions to Brazilian aerospace power. Revista Tempo do Mundo, Rio de Janeiro, n. 37, p. 375–396, abr. 2025. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm37art14.
dc.identifier.doiDOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm37art14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19276
dc.language.isoeng
dc.location.cityRio de Janeiro
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18906
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Other
dc.subject.keywordSimulators
dc.subject.keywordAir instruction
dc.subject.keywordAerospace power
dc.subject.keywordModernization
dc.subject.keywordEducation
dc.subject.otherlanguagesSimuladores
dc.subject.otherlanguagesInstrução aérea
dc.subject.otherlanguagesPoder aeroespacial
dc.subject.otherlanguagesModernização
dc.subject.otherlanguagesEnsino
dc.subject.vcipeaSegurança Aérea
dc.titleFlight simulators in pilot training at the Air Force Academy : contributions to Brazilian aerospace power
dc.title.alternativeSimuladores de voo na formação de pilotos da Academia da Força Aérea : contribuições para o poder aeroespacial brasileiro
dc.title.alternativeSimuladores de vuelo en la formación de pilotos de la Academia de la Fuerza Aérea : contribuciones al poder aeroespacial brasileño
dc.title.scholarFlight simulators in pilot training at the Air Force Academy: contributions to Brazilian aerospace power
dc.typeJournal Article
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionPPA 2025
relation.isJournalIssueOfPublication32603823-10d6-49f4-828c-ddff326ad78a
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery32603823-10d6-49f4-828c-ddff326ad78a
relation.isOrgUnitOfPublication1dfb6e50-5f9a-40af-88dc-71a6fd3a4bd2
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery1dfb6e50-5f9a-40af-88dc-71a6fd3a4bd2

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Tempo_Mundo_37_Artigo_14_flight_simulators.pdf
Tamanho:
7.85 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais