Publicação:
Universidades federais na pandemia da Covid-19 : a falta de acesso à internet interdita mesmo o ensino?

dc.contributor.authorCastioni, Remi
dc.contributor.authorMelo, Adriana Almeida Sales de
dc.contributor.authorNascimento, Paulo Meyer
dc.contributor.authorRamos, Daniela Lima
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-29T21:37:46Z
dc.date.available2021-03-29T21:37:46Z
dc.date.issued2021-03
dc.date.portal2021-03
dc.description.abstractDiscute-se neste texto a paralisação das atividades de ensino nas universidades federais brasileiras quando da eclosão da pandemia da Covid-19 e em que medida a falta de acesso à internet interditaria a retomada dessas atividades de forma remota. Abordam-se estratégias político-educacionais de enfrentamento à pandemia confluentes às recomendações da Organização Mundial da saúde (OMS). Analisam-se as respostas imediatas das universidades quando as atividades presenciais precisaram ser suspensas. Apresentam-se dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que dimensionam o tamanho do problema de acesso à internet entre estudantes da educação superior. Dado que 98% estão conectados, urge viabilizar internet e letramento digital aos 2% sem acesso. Não transparecem, todavia, justificativas consistentes para prolongar a interrupção das atividades de ensino-aprendizagem nas universidades federais. O ensino remoto emergencial (ERE) surge como caminho imediato em meio à pandemia, mas são as metodologias de ensino híbrido que tendem a se consolidar no mundo pós-pandemia – o que, cedo ou tarde, exigirá das universidades federais brasileiras novas atitudes e estratégias. Universalizar o acesso à internet entre seus estudantes não basta, mas é condição necessária e primordial para viabilizar o ERE e o ensino híbrido nas universidades. Ao lado das considerações sobre a retomada de aulas durante e sobre o futuro das universidades federais após a pandemia da Covid-19, a grande contribuição deste texto é apresentar estimativas do tamanho do problema de falta de acesso entre estudantes de cursos superiores – problema esse, como as estimativas indicam, de tamanho insuficiente para justificar completa e prolongada interrupção das atividades de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper discusses the interruption of teaching and learning activities at Brazilian federal universities at the time the Covid-19 pandemic broke out, as well as the extent to which the lack of access to the internet would prohibit remote resumption of those activities. Political-educational strategies in line with WHO recommendations are addressed. Then the universities’ immediate responses to the necessary suspension of face-to-face activities are debated. Finally, official data are used to estimate the numbers of higher education students without internet access at home. Given that 98% are connected to the internet, it is rather a matter of ensuring internet access and e-skills to those few who are not – there seem to be no consistent justifications for persisting with the interruption. Emergency remote teaching (ERT) boosts amid the pandemic but it is blended learning methodologies that tend to perpetuate in the aftermath of Covid-19 – sooner or later requiring new attitudes and strategies from the Brazilian federal universities. Universalizing internet access among its students does not suffice, but it is a necessary and first-order condition to make ERT and blended learning possible at the universities. Along with the considerations about the resumption of classes during the pandemic and about the future of federal universities beyond the Covid-19 pandemic, the main contribution of this text is to present estimates of the size of the problem of lack of internet access at home among university students. As the estimates suggest, that is too small a problem to justify the complete and prolonged interruption of teaching and learning activities.pt_BR
dc.description.other26 p.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2637pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficas;pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10526
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/desafiospt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordAcesso à internetpt_BR
dc.subject.keywordEnsino híbridopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaInternetpt_BR
dc.titleUniversidades federais na pandemia da Covid-19 : a falta de acesso à internet interdita mesmo o ensino?pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2637 : Universidades federais na pandemia da Covid-19 : a falta de acesso à internet interdita mesmo o ensino?pt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

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