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A Coordenação federativa na política de infraestrutura rodoviária

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2018-04-27

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Resumo

A presente pesquisa trata-se de um estudo comparado dos instrumentos de coordenação federativa das políticas de saúde e de infraestrutura rodoviária. O objetivo é compreender o processo de descentralização e coordenação federativa da implementação de políticas de infraestrutura rodoviária, realizado pelo Governo Federal, por meio da comparação com os instrumentos de coordenação federativa utilizados na política de saúde, cujo caráter federativo é tradicionalmente reconhecido. Os instrumentos foram mapeados e classificados de acordo com a taxonomia NATO, de Christopher Hood (1983) e, da comparação entre as duas políticas, foi feita análise, segundo a qual chegou-se às causas histórico-institucionais para as diferenças encontradas. Concluiu-se que, na Saúde, o papel regulatório do Ministério da Saúde foi reafirmado e fortalecido no período democrático, com o estabelecimento de diretrizes, normas e critérios para a utilização dos recursos transferidos aos entes subnacionais; enquanto na Infraestrutura Rodoviária, a desestruturação institucional ocorrida no início dos anos 1990, aliada à falta de estabilidade quanto ao financiamento, impediu o desenvolvimento de um relacionamento mais dirigido com os entes subnacionais, havendo o fortalecimento da autonomia desses.

Resumo traduzido

The present research is a comparative study between the instruments of federative coordination of health policies and road infrastructure. The objective is to understand the process of decentralization and federative coordination of the implementation of road infrastructure policies, carried out by the Federal Government, through a comparison with federation coordination instruments used in health policy, whose federative character is traditionally recognized. The instruments were mapped and classified according to the NATO taxonomy of Christopher Hood (1983) and, from the comparison between the two policies, an analysis was made, according to which historical-institutional causes were reached for the differences found. It was concluded that in Health, the regulatory role of the Ministry of Health was reaffirmed and strengthened in the democratic period, with the establishment of guidelines, norms and criteria for the use of resources transferred to subnational entities; while in the Road Infrastructure, the institutional disorganization that took place in the early 1990s, coupled with the lack of stability in financing, prevented the development of a more directed relationship with subnational entities, strengthening their autonomy.

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TAJIMA, Érica Mayumi Yamada. A coordenação federativa na política de infraestrutura rodoviária. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2018.

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