Publication: Efeitos de um aumento na taxação de bebidas alcoólicas e fumo : evidência internacional e nacional e algumas inferências para o caso Brasil
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
99
item.page.description.lastpage
126
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
Brasil
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Examina os efeitos esperados de um aumento na taxação de bebidas alcoólicas e fumo no Brasil, utilizando fundamentos teóricos da economia e evidências empíricas internacionais e nacionais. O autor analisa o impacto dessa medida sobre as finanças públicas, considerando tanto o potencial de elevação da arrecadação tributária quanto a redução de despesas em saúde decorrente da diminuição do consumo desses produtos. O trabalho discute ainda os efeitos do aumento da tributação sobre outros objetivos governamentais, como a melhoria das condições de saúde da população e a redução das externalidades negativas associadas ao consumo de álcool e tabaco. São avaliadas as possibilidades de vinculação da receita arrecadada para gastos em saúde, os efeitos distributivos da taxação, formas alternativas de incidência tributária e a performance do IPI sobre esses bens, destacando limites e perspectivas para o contexto brasileiro.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Citation
MATTOS, César. Efeitos de um aumento na taxação de bebidas alcoólicas e fumo: evidência internacional e nacional e algumas inferências para o caso Brasil. In: VIANNA, Solon Magalhães et al. O financiamento da saúde no Brasil. Brasília: Ipea; OPAS, 1994. (Economia e Financiamento, n. 4). p. 99-126. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19884
