Publicação: Strengthening Brazil’s innovation policy through public procurement
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Discussion Paper 2895 : Strengthening Brazil’s innovation policy through public procurement
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Resumo
Desde a promulgação da Lei de Inovação brasileira, o país aprendeu muito sobre a natureza do processo inovativo. Esse aprendizado está expresso na nova Lei de Licitações e Contratos, no novo Marco Legal das Startups e na nova redação da própria lei de inovação original. Estas novas legislações criaram um conjunto de instrumentos de fomento à inovação que atua pelo lado da demanda e utiliza o poder de compra do Estado como mercado consumidor potencial. Este texto tem como objetivo apresentar a racionalidade desses novos instrumentos sob a perspectiva neoschumpeteriana e a metodologia do nível de prontidão tecnológica (TRL, em seu acrônimo em inglês). A partir de uma análise aprofundada da legislação e com o auxílio das mais recentes contribuições teóricas sobre o assunto que foram reunidas em livro recém lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e intitulado Compras Públicas para Inovação no Brasil: novas possibilidades legais, o trabalho mostra, pela primeira vez, que todas as etapas do processo inovativo são contempladas, até mesmo o “Vale da Morte” e a sutil transição entre pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação. Como resultado, dez instrumentos de compras públicas podem ser usados para fomentar a inovação privada no Brasil. Destes, três não são específicos à inovação, mas um é novo. Os sete restantes são específicos, dos quais quatro são inteiramente novos. Considerando outros instrumentos tradicionais que atuam do lado da oferta, concluímos que o Brasil passou a contar com um robusto mix de instrumentos de política de inovação, o que exigirá grande capacidade estatal para sua execução.
Resumo traduzido
Since the enactment of the Brazilian Innovation Law, the country has acquired valuable insights into the intricacies of the innovation process. This acquired knowledge is manifested in the updated New Law of Bidding and Contracts (NLBC), the revised Legal Framework for Startups, and the amended text of the original innovation law itself. These pioneering legislations have introduced a unique set of tools that foster innovation by leveraging the State’s procurement power to stimulate private demand. This article aims to present the
rationale behind these novel instruments from a neo-Schumpeterian perspective and the Technological Readiness Level methodology. By conducting an in-depth analysis of the legislation and incorporating recent theoretical contributions, we demonstrate for the first time that all stages of the innovative process are covered, including the “Death Valley” and the ambiguous transition between research and development (R&D) and innovation. As a result, ten public procurement instruments can be employed to promote private innovation. Among these, three are not innovation-specific, while one is entirely new. The remaining seven are specific
to innovation, with four being completely original. Considering other traditional instruments that act on the supply side, we conclude that Brazil now possesses a powerful combination of innovative policy instruments, which necessitates advanced training for public employees.
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RAUEN, Andre Tortato. Strengthening Brazil’s innovation policy through public procurement. Brasília, DF: Ipea, July 2023. 28 p. (Discussion Paper, n. 2895). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2895-eng