Publicação: A Elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da região metropolitana da Baixada Santista : avanços e desafios : o processo de contratação, elaboração e implementação dos PDUIs, contemplando as soluções de governança do plano, a definição dos instrumentos, os arranjos de gestão e a solução de conflitos de uso e ocupação do solo : componente B : relatório de pesquisa
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Baixada Santista, SP
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Projeto Governança Metropolitana no Brasil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Apresenta-se um painel acerca da governança da RM da Baixada Santista, no âmbito da quinta etapa do projeto Governança Metropolitana no Brasil, com foco em seu componente B (processo de contratação, elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RM da Baixada Santista). Com essa finalidade, na seção 2, será discutido o processo de implementação dos instrumentos de política urbana no contexto da cooperação interfederativa, com vistas a dar continuidade ao acompanhamento do processo local de elaboração e implementação do PDUI-BS. Na seção 3, será apresentado o contexto da compatibilização entre esse plano e os planos diretores dos municípios integrantes da região. Na seção 4, será revelado o mapeamento de conflitos de uso do solo, identificando-os e classificando-os por tipologias, além de apontar desafios e soluções a partir de estudos de caso. Na sequência, serão realizadas as considerações finais. As análises e a realização deste relatório foram fruto da parceria de dois grupos de pesquisa da Universidade Católica de Santos(UniSantos), de forma integrada e interdisciplinar: Direito Ambiental de Cidades, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental e Internacional, e o Observatório Socioespacial da Baixada Santista, do curso de graduação e do Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.