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Uma avaliação piloto do Programa Formação Pela Escola na execução e na prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola

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2016-11-21

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Resumo

O Programa Formação pela Escola (FPE) se destina a capacitar, com cursos a distância e gratuitos, equipes escolares, dentre outros, para a regular execução de políticas públicas cujos recursos são repassados aos municípios. Desses, destaca-se o Programa Dinheiro Direto na Escola -PDDE, o qual descentraliza recursos para entidades privadas sem fins lucrativos, os conselhos escolares, com vistas a promover autonomia, gestão democrática e empoderamento das escolas públicas municipais e estaduais. A capacitação dos agentes executores do PDDE permite garantir que a execução descentralizada apresente qualidade, uniformidade e atingimento de objetivos normatizados em âmbito federal. O FPE completa dez anos de existência em 2016, tornando-se pertinente uma avaliação de sua efetividade quanto a influência na execução do PDDE. Considerando-se um estudo revelador, foi aplicada metodologia de estudo de caso múltiplo qualitativo pelo qual se desenvolveu a técnica de pesquisa exploratória dividida em revisão de literatura, revisão documental e pesquisa de campo sob a égide da avaliação de transferência de aprendizagem. A amostra perfez a aplicação da metodologia em escolas públicas municipais ou estaduais do estado de Goiás que receberam e executaram os recursos do PDDE básico em 2015. Foram selecionadas 3(três) escolas, uma em que não existiu o FPE, uma em que foi capacitado, no curso do PDDE, somente o diretor escolar em mandato no ano de 2015 e uma na qual a maior parte da equipe escolar foi capacitada para o PDDE. Foram aplicados questionários a professores das escolas avaliadas, realizadas entrevistas com diretores escolares em mandato na exercício de 2015 e analisada a documentação de prestação de contas do PDDE 2015. Quanto a pesquisa de campo com aplicação de entrevistas, os resultados obtidos demonstram que os diretores que realizaram o curso se sentiam mais preparados e confiantes na execução do programa, além da utilização direta do material do curso PDDE na execução do mesmo. Ainda, os professores demonstraram maior conhecimento do PDDE e melhor senso crítico quanto a democratização da gestão na escola em que eles foram capacitados, situação com resultados análogos quanto aos diretores. No entanto, quanto a avaliação documental, os resultados findaram inconclusivos quanto a uma melhor execução na escola com maior percentual de agentes capacitados, não obstante suaves constatações de melhor conhecimento das atividades processuais adequadas do PDDE na escola com mais agentes capacitados.

Resumo traduzido

The Training Programme for School (FPE) is designed to enable, with free distance learning courses, school teams, among others, for the proper implementation of public policies whose resources are allocated to municipalities. Of these, there is the Direct Money in School Program -PDDE, which decentralizes resources for private non-profit organizations, school boards, in order to promote autonomy, democratic management and empowerment of local and state public schools. The training of PDDE agents performers ensures that the decentralized implementation becomes better quality, uniformity and standardized achievement of objectives at the federal level. The FPE completes ten years of existence in 2016, making it appropriate an assessment of their effectiveness as the influence on the implementation of the PDDE. Considering a revealing study it was applied methodology study qualitative multiple case by which it has developed the split exploratory research technique in the literature's review, document's review, and field research under the aegis of learning transfer's evaluation. The sample amounted to the application of the methodology in municipal and state public schools in the state of Goiás who received and carried out the features of the basic PDDE in 2015. There were three (3) selected schools: one in which there was no FPE implemented at all, one that only the school's principal with acting mandate in 2015 was capable in the course of the PDDE, and the last one in which most of the school's staff was trained capable in the PDDE. There were questionnaires applied to the teachers of schools evaluated, interviews have been made with the school's principals in the course of 2015 year, and acccounting documents from year 2015 were also analyzed. The field research with application of interviews has showed in the results that the principals that took the course felt more prepared and confident in execution of the program itself, in addition they have used the PDEE course material during its execution. Still, the teachers have showed greater knowledge of the PDEE, and a better critical sense as the democratization of management in the school where they were trained, a situation with similar results occurred with the principals. However, the documentary assessment where found to be inconclusive as to better implementing in schools with the highest percentage of trained agents, despite mild findings of better knowledge of appropriate procedural activities of the PDDE in a school with more qualified agents.

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Palavras-chave traduzidas

Training Programme for School, Distance learning, Learning transfer, Evaluation

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Citação

FIGUEIREDO, Lara Dantas Medeiros. Uma avaliação piloto do Programa Formação Pela Escola na execução e na prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2016.

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