Publicação: Igualdade de gênero
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este capítulo procura analisar este cenário duplamente desafiador para as pautas de igualdade de gênero enquanto políticas públicas. Para tanto, o texto se divide em três seções, além desta apresentação. Na seção 2, são apresentadas reflexões sobre o segundo ano da pandemia e os impactos que esta segue produzindo
sobre as mulheres, especialmente quando as políticas de mitigação dos seus efeitos são falhas e insuficientes. Na edição 28 do Políticas Sociais: acompanhamento e análise (Tokarski et al., 2021), o capítulo Igualdade de gênero apresentou um primeiro quadro da situação das mulheres no contexto pandêmico ao longo de 2020. Diante da permanência da pandemia e dos desafios de médio e longo prazos por ela gerados, nesta edição, o capítulo se propõe a refletir sobre os efeitos persistentes da covid-19 sobre: o mundo do trabalho, a saúde mental e a violência contra as mulheres. Adicionalmente, são abordadas também questões relacionadas à saúde materna, uma vez que os índices de morte materna por covid-19 no Brasil são dos mais altos do mundo. Na seção 3, o foco passa a ser o acompanhamento da execução das políticas para as mulheres ao longo dos dois primeiros anos da nova gestão do governo federal. O olhar aqui se expande para além da pandemia, buscando inicialmente compreender o marco moral e ideológico sobre o qual se constrói esta nova política e, na sequência, os caminhos por meio do qual ela se efetiva em projetos concretos.
Apresenta-se também, nessa seção, uma análise da execução orçamentária da SNPM a partir dos programas e ações direcionados especificamente para as mulheres. Por fim, a última seção apresenta algumas considerações finais e desafios – estruturais e conjunturais – a serem considerados no processo de reconstrução do que foi sendo deixado para trás ao longo dos últimos anos.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
Aviso
Notas
Série / coleção
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11537
