Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11715
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n57_Artigo2_educacao_no_estado.pdf | 697.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação no estado do Ceará : análises utilizando o método do controle sintético |
Other Titles: | Education in the state of Ceará : analysis using the method of synthetic control Educación en el estado del Ceará : análisis utilizando el método del control sintético |
Authors: | Leite, Natanael Soares Lucio, Francisco Germano Carvalho |
Abstract: | Este artigo avalia o impacto da gestão governamental do estado do Ceará nos indicadores educacionais, de cunho quantitativo e qualitativo, referentes ao ensino médio, no período de 2007 a 2014. Para tanto, utilizou-se o método de controle sintético. Uma análise descritiva mostrou uma evolução contínua do estado do Ceará, permanecendo acima da média da região Nordeste. O estado, a partir de 2009, ultrapassa a média nacional, permanecendo acima até o fim do período considerado. Na abordagem qualitativa, destaca-se o rápido crescimento entre 2011 e 2014, de modo que o Ceará, anteriormente abaixo, acompanha o desempenho nacional. Em suma, a partir dos resultados, conclui-se que a intervenção analisada, a gestão do governo do estado do Ceará de 2007 a 2014, apresentou bom rendimento na educação, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11315 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Regional: Artigos Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.