Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12094
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2925_Web.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2925_Sumex.pdf155.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Publicacao_Preliminar_TD_Remuneracao_de_internacoes.pdf673.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_Tab_SUS_Anexos_Repositorio_IPEA_Revisto_14_de_agosto_de_2023.xlsx1.02 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
Title: A Remuneração de internações e a tabela de procedimentos do SUS : uma análise a partir do SIH e SIGTAP
Other Titles: Texto para discussão (TD) 2925 : A Remuneração de internações e a tabela de procedimentos do SUS : uma análise a partir do SIH e do SIGTAP
Authors: Santos, Maria Angelica Borges dos
Silva, Raulino Sabino da
Benevides, Rodrigo Pucci de Sá e
Servo, Luciana Mendes dos Santos
Abstract: São analisadas as variações dos valores financiados pelo governo federal de internações no Sistema Único de Saúde (SUS), em 2019, segundo os procedimentos registrados no Sistema de Informações Hospitalares (SIH). São descritos o tipo de financiamento (teto de média e alta complexidade – teto MAC e Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – Faec), a composição do faturamento (procedimentos principais, procedimentos especiais e procedimentos secundários) e a natureza jurídica dos prestadores de serviços. Observa-se grande variabilidade nos valores pagos para procedimentos com códigos idênticos e entre os distintos prestadores. Destaca-se o fato de que, apesar das críticas à Tabela SUS, somente a parcela de remuneração das internações organizada a partir dela permite visão clara dos critérios de pagamento. Estados e municípios financiam quase 60% das internações do SUS e pouco se conhece sobre os critérios de alocação desses recursos. É dado destaque também às implicações de reajustes lineares da tabela, que ampliariam as distorções, bem como à discussão sobre possível incorporação dos Diagnosis Related Groups (DRGs) à lógica de remuneração hospitalar. Os achados dessas análises poderão servir de ponto de partida para propor melhorias na Tabela SUS, inclusive complementando algumas das propostas apresentadas em relatório elaborado por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre o tema.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.