Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12834
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2956_Web.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2956_Sumex.pdf154.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Papel da política fiscal no enfrentamento da desigualdade de gênero e raça no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2956 : O Papel da política fiscal no enfrentamento da desigualdade de gênero e raça no Brasil
Authors: Silveira, Fernando Gaiger
Passos, Luana
Cardomingo, Matias
Gomes, João Pedro de Freitas
Di Rada, Ruth Pereira
Pires, Luiza Nassif
Marques, Pedro Romero
Abstract: O presente texto contribui para a análise dos efeitos distributivos da política fiscal no Brasil utilizando um recorte que considera as características raciais e de gênero da população. Na linha de outras contribuições, identifica-se, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, o impacto que as transferências monetárias, os tributos indiretos e os tributos diretos produzem sobre a distribuição de renda por estratos, considerados a partir de quatro categorias: homens brancos, mulheres brancas, homens negros e mulheres negras. Uma especificidade do estudo consiste em cotejar, a partir da desagregação do estrato referente aos 1% mais ricos do Brasil, os impactos da política fiscal no topo da distribuição para as diferentes categorias populacionais. Como resultado, verifica-se que a população negra é mais penalizada pelo sistema tributário brasileiro graças à predominância da tributação indireta e a seu caráter regressivo. A tributação direta é progressiva e afeta mais os homens e a população branca. Entretanto, devido à sua importância reduzida para a arrecadação, não é capaz de mitigar a concentração gerada pela tributação indireta. No caso das transferências, observa-se um efeito pró-pobres, pró-mulheres e pró-negros. Por fim, em relação ao 1% mais rico, há redução da progressividade da tributação direta entre os homens brancos, o que não ocorre entre os homens negros. Uma explicação decorre da natureza da renda do topo apropriada por essas categorias: enquanto os últimos são majoritariamente remunerados pelo trabalho, os primeiros têm seus rendimentos associados ao capital.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.