Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12901
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUA_28_Artigo_4_uma_avaliacao_da_distribuicao_espacial.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Avaliação da distribuição espacial dos empréstimos dos fundos constitucionais destinados ao financiamento do Pronaf nos municípios das regiões norte, nordeste e centro-oeste
Authors: Ribeiro, Márcio Bruno
Abstract: Os empréstimos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (FNO, FNE e FCO) desempenham um papel fundamental na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), subsidiando taxas de juros para atividades produtivas nessas regiões, especialmente para micro e pequenas empresas, e contribuindo significativamente para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Dados do Banco Central do Brasil revelam que esses fundos representam uma das principais fontes de financiamento do Pronaf em suas áreas de atuação, com participações expressivas nos empréstimos totais. Este ensaio analisa a distribuição espacial desses recursos nos municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, buscando identificar relações entre os padrões de empréstimos e indicadores de emprego e produção da agricultura familiar, utilizando análise exploratória de dados espaciais e dados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11879
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.