Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12910
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUA_28_Indicador_Federativo_indicadores_fiscais.pdf149.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Indicadores fiscais dos estados da federação no período 2021-2022
Authors: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Regionais Urbanas e Ambientais (Dirur)
Abstract: O texto analisa quatro indicadores financeiros dos governos estaduais brasileiros: Endividamento, Serviço da Dívida, Parcela do Resultado Primário Servindo à Dívida e o Índice de Vulnerabilidade Fiscal (IVF). Entre março de 2021 e março de 2022, houve uma redução significativa no endividamento da maioria dos estados, especialmente na região Norte, enquanto as despesas com juros da dívida diminuíram nas regiões Norte e Centro-Oeste, mas aumentaram em quinze estados, destacando-se Tocantins, Paraná e Piauí. A análise do resultado primário indica que a maioria dos estados manteve superávits, com exceção de alguns, como Amapá, Amazonas, Goiás e Espírito Santo, que se tornaram deficitários. O IVF, que combina os três indicadores anteriores, demonstra uma melhoria geral na situação fiscal dos estados, apesar de estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ainda permanecerem em situação crítica. O Amazonas, por outro lado, mostra uma deterioração fiscal devido a um pior resultado primário.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11879
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.