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Quem faz análise de impacto regulatório no Brasil ? Uma avaliação da experiência federal

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2021-2024

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Texto para Discussão (TD) 3046 : Quem faz análise de impacto regulatório no Brasil ? Uma avaliação da experiência federal

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Resumo

A Análise de Impacto Regulatório (AIR) tem ganhado destaque como um instrumento essencial para a avaliação ex ante dos impactos econômicos e sociais de atos normativos produzidos pelos reguladores. Este estudo visa mapear e diagnosticar o grau de institucionalização e transparência da AIR nos órgãos reguladores federais brasileiros por meio de uma abordagem empírica de caráter quali-quantitativa. A análise tem como recorte temporal o período entre abril de 2021 e abril de 2024 e cobre 146 órgãos, divididos entre reguladores stricto sensu – que realizam regulação como atividade-fim – e reguladores lato sensu, onde a função regulatória é residual. Os resultados indicam uma disparidade na maturidade e na adoção de boas práticas regulatórias entre esses dois grupos, sendo que os reguladores stricto sensu demonstram maior transparência e consistência na produção e divulgação das AIRs. O estudo também sugere que a evolução da AIR no Brasil reflete um esforço contínuo para aprimorar a qualidade regulatória e alinhar o país às melhores práticas internacionais, levando em conta as particularidades nacionais e a própria experiência e prática brasileira em matéria regulatória. Contudo, a institucionalização plena da AIR depende de melhorias no suporte institucional, coordenação intergovernamental, qualidade técnica, aperfeiçoamento dos indicadores de transparência e maior engajamento dos reguladores.

Resumo traduzido

Regulatory Impact Analysis (RIA) has gained prominence as an essential tool for ex-ante evaluation of the economic and social impacts of normative acts produced by regulators. This study aims to map and diagnose the degree of institutionalization and transparency of RIA in Brazilian federal regulatory bodiesthrough an empirical qualitative-quantitative approach. The analysis takes as a time frame the period between April 2021 and April 2014 and covers 146 bodies, divided between stricto sensu regulators – those that carry out regulation as a core activity – and lato sensu regulators, where the regulatory function is residual. The results indicate a disparity in the maturity and adoption of good regulatory practices between these two groups, with stricto sensu regulators demonstrating greater transparency and consistency in the production and disclosure of RIAs. The study also suggests that the evolution of RIA in Brazil reflects a continuous effort to improve regulatory quality and align the country with international best practices while also considering national particularities and Brazil’s own regulatory experience and practice. However, the full institutionalization of RIA depends on improvements in institutional support, intergovernmental coordination, technical quality, enhancement of transparency indicators, and greater engagement from regulators.

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JEL

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SEIXAS, Luiz Felipe Monteiro; SACCARO JUNIOR, Nilo Luiz. Quem faz análise de impacto regulatório no Brasil? Uma avaliação da experiência federal. Brasília, DF: Ipea, jan. 2025. 38 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3046). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3046-port

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